Picuí faz Adesão ao Selo UNICEF 2021-2024

por Kamylla Salusto Publicado em 13/07/2021 às 19:22

Na tarde de hoje, 13 de julho, aconteceu a LIVE DE ADESÃO DO MUNICÍPIO DE PICUÍ AO SELO UNICEF na página oficial do Facebook da Prefeitura de Picuí. A data foi escolhida pelo Governo da Participação II porque o Estatuto da Criança e do Adolescente está completando 31 anos de existência, garantindo os direitos e deveres e protegendo as crianças e adolescentes em todo o país, principalmente nas áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social.
Na ocasião, estiveram presentes, o Prefeito Olivânio Remígio, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Adriana Lucena, a articuladora do Selo UNICEF em Picuí, Fabiana Agra, o presidente do CMDCA, Rogério e os mobilizadores do NUCA Picuí, Gustavo Guedes e Letícia Lucena e representando a Secretaria de Saúde, a coordenadora de Epidemiologia do município, Airy Lima.
O evento contou com a participação remota dos vereadores André Dantas, Diogo Marques, Jozelma Dantas, Jean Barros e Ranieri Ferreira; do juiz da Comarca de Picuí, Doutor Anyfrancis Araújo da Silva, da presidente do Conselho Tutelar de Picuí, Edileuda Maria de Lima; da coordenadora do CREAS-Picuí, Luana Silva; o evento também recebeu uma mensagem especial de Bruno Viécili, oficial de comunicação do Unicef – Brasil.
O Prefeito Olivânio Remígio mencionou a considerável importância da proteção e garantia de direitos para crianças e adolescentes do município, visto as políticas públicas voltadas para estes públicos que vem sendo desenvolvidas, priorizando a dignidade e a justiça social.
A secretária de Assistência Social, Keiles Lucena pontuou o trabalho em rede, por meio de programas, projetos e campanhas institucionais, com as secretarias de Educação e Saúde visando, sobretudo, proporcionar melhorias significativas na conscientização da população e em prol da vida e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município de Picuí reafirma o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e prosseguirá com os esforços no sentido de promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência.
Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Neste período, os municípios:
• Fazem a adesão à iniciativa;
• Participam de capacitações;
• Recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros;
• Desenvolvem um plano de ação;
• Mobilizam a comunidade local para participar das decisões;
• Acompanham a evolução de indicadores sociais;
• São monitorados;
• E, finalmente, são avaliados.