Picuí fará adesão ao Selo UNICEF no dia 13 de julho

Publicado em 09/07/2021 às 11:02

Na próxima terça, 13 de julho, acontecerá a LIVE DE ADESÃO DO MUNICÍPIO DE PICUÍ AO SELO UNICEF. A data escolhida pelo Governo da Participação II não aconteceu por acaso, uma vez que, nesse dia, o Estatuto da Criança e do Adolescente completará 31 anos de existência, garantindo os direitos e deveres e protegendo as crianças e adolescentes em todo o país, principalmente nas áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município de Picuí reafirmará o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e prosseguirá com os esforços no sentido de promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência.
Acompanhando o início dos preparativos do evento, o prefeito Olivânio Remígio destacou: “Na próxima terça, teremos a formalização de um compromisso que foi prioritário na nossa primeira gestão e que, neste segundo momento, chegará fortalecido, uma vez que o município avançou bastante na última edição do Selo Unicef. Ao mesmo tempo, será um novo desafio, pois devido à pandemia, teremos índices que retrocederam praticamente ao início do século! Mas esses desafios fazem com que cresça, ainda mais, a nossa disposição em continuar na luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes”.
Como funciona o Selo Unicef?
Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Neste período, os municípios:
• Fazem a adesão à iniciativa;
• Participam de capacitações;
• Recebem bibliografia e suporte técnico da equipe do UNICEF e parceiros;
• Desenvolvem um plano de ação;
• Mobilizam a comunidade local para participar das decisões;
• Acompanham a evolução de indicadores sociais;
• São monitorados;
• E, finalmente, são avaliados.