O NUCA-Picuí foi selecionado para participar do "Festival dos NUCA's", que foi realizado em Bananeiras na última terça, 29 de outubro. Representando o município de Picuí, o evento contou com a presença da mobilizadora Ramana Flávia e dos adolescentes Luan Matheus e Eduarda Ingridy.
Durante o dia, aconteceram apresentações culturais e a entrega de premiações, que
celebraram o trabalho e a dedicação dos NUCA's da Paraíba. Durante o evento, aconteceu também a construção do "mapa da Paraíba" - confeccionado pelos adolescentes -, além da apresentação dos NUCAS's sobre as temáticas e atividades que cada município desenvolveu.
O nosso município o orgulho de compartilhar que o NUCA-Picuí recebeu
dois certificados e que foi reconhecido como um dos NUCA's referência! Essa
conquista é um reflexo do empenho e do talento de todos os jovens que compõem o nosso NUCA-Picuí.
Nosso município foi premiado pelo comprometimento e
resultados alcançados nas ações de 2021 a 2024, abordando os seguintes temas:
- Combate ao racismo e às violências;
- Prevenção da gravidez na adolescência; e
- Mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas.
O QUE É O NUCA
O Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) é um grupo formado por meninas, menines e meninos, de 12 a 18 anos, moradores de cidades que participam do Selo UNICEF. A criação de um NUCA faz parte do pacote de atividades que as gestões municipais se comprometem a realizar ao aderir à iniciativa.
Com o NUCA, um dos objetivos é estimular e garantir a participação cidadã de adolescentes em questões relevantes a suas vidas. Ao mesmo tempo em que assegura esse direito, o núcleo de cidadania também pode ser um instrumento para a compreensão e reivindicação de outros direitos.
Os NUCAs devem reunir, no mínimo, 16 adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas demandas à gestão pública municipal.
O ideal é que os NUCAs agreguem a maior diversidade possível entre participantes, reunindo adolescentes com origens e características diferentes, com ou sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos.
Pela metodologia do Selo UNICEF, o grupo de adolescentes deve criar um plano de ação e indicar temáticas prioritárias que desejam trabalhar ao longo do período do Selo UNICEF, a exemplo de enfrentamento ao racismo, igualdade de gênero, mudanças climáticas, entre outras.