Picuí aprovado com o Projeto NACAD em edital da CTG-Brasil, no valor de 250 mil reais

Publicado em 08/02/2023 às 11:31

O NACAD – Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente de Picuí, iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, conseguiu captar, através de edital aberto pela CTG-Brasil, o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para ser executado no ano de 2023. O recurso visa fomentar projetos voltados à formação de crianças e adolescentes para uma efetiva participação social e cidadania plena, desenvolvendo o protagonismo e a autonomia dos mesmos.

Os recursos foram captados através de projeto apresentado pela equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e ratificado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Picuí (CMDCA), respondendo ao 3º Edital de Recursos Incentivados para o Desenvolvimento Local da CTG-Brasil. O edital em tela objetivou o apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento das comunidades que vivem no entorno das operações da companhia. Para a escolha dos projetos, foi levado em consideração, pela empresa, as iniciativas que trabalham de modo transversal com o acesso a treinamentos e oportunidades no mercado de trabalho, em especial com foco em grupos minorizadose/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão priorizados.

Keiles Lucena, secretária de Assistência Social, falou da importância em conseguir captar esses recursos: “Nesse momento em que nossa região começa a também ser protagonista no sentido de receber um parque eólico, a gestão do Governo da Participação está fazendo o seu dever de casa, no sentido de correr atrás da contrapartida social presente nesse tipo de parceria; assim posto, logo que fizemos contato com a empresa, tratamos de submeter alguns projetos no programa de compensação da CTG-Brasil, tendo êxito em todos”, pontuou a secretária de Assistência Social.

NACAD

O Projeto NACAD – Núcleo de Apoio à Criança e ao Adolescente, é voltado ao acompanhamento grupal e individual de crianças e adolescentes de 07 a 15 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, vindos de famílias atendidas e,

preferencialmente, acompanhadas pelas equipes dos Centros de Referência das Proteções Básica e Especial, da política de Assistência Social, em especial, crianças e adolescentes com deficiência, oriundos do trabalho infantil ou, que vivenciam outras violações, contribuindo para propiciar a ressignificação das violações vividas por estes indivíduos, através de experiências que potencializem seu desenvolvimento, através de um trabalho qualificado realizado por uma equipe multiprofissional composta por: Coordenação, assistente social, psicólogo, pedagogo, e, oficineiros de esporte, música e dança.

A CTG-Brasil

A CTG Brasil, umas das líderes em geração de energia limpa no País, atualmente configura-se em uma das maiores geradoras de energia do País, sendo pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW.