O FELIZ RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PICUIENSE

por Fabiana Agra Publicado em 11/10/2021 às 12:50

Retomar as aulas presenciais, de forma segura, era fundamental para garantir a todos o direito de aprender. E finalmente, no dia 04 de outubro, os alunos da educação municipal de Picuí – cercados de todas as garantias, voltaram às aulas presenciais. A reabertura das escolas municipais foi consistente com a resposta geral de saúde à Covid-19 na comunidade picuiense e aconteceu com a adoção de medidas práticas pelas escolas.

Guia Lucena, secretária de Educação, Cultura e Desporto, conta como se deu o retorno das aulas presenciais no município: “retomamos as aulas presenciais na segunda, considerando as orientações do Plano de Retorno às Aulas Presenciais, elaborado pela equipe técnico-pedagógica da nossa secretaria, que observou todas as diretrizes e documentos do Conselho Nacional de Educação, da Undime, bem como de outros órgãos; o retorno aconteceu de forma sequenciada, iniciando pela vacinação dos professores e trabalhadores da educação, seguido da capacitação dos profissionais, dentre outras medidas”.

Em relação ao retorno da Educação Infantil, Guia Lucena pontuou: “a educação infantil é a base do desenvolvimento, principalmente nos aspectos emocionais, cognitivos e educacionais. Assim, atentamos em especial para  os aspectos da biossegurança nas escolas infantis para o retorno das aulas presenciais neste segmento da educação, considerando as diversas especificidades dessas crianças, principalmente às de creche e pré-escola”.

Ainda em relação à volta da Educação Infantil às aulas presenciais, a secretária Guia Lucena disse que: “a educação infantil passa por um processo de escalonamento em dois grupos: o Grupo 1 participa das aulas presenciais na segunda e terça, o Grupo 2 na quinta e sexta; no intervalo entre os dois grupos, na quarta-feira, acontece uma aula síncrona e a desinfecção no sentido amplo do ambiente escolar; ademais, há vários cuidados com essas crianças, com o uso do álcool em gel, do álcool 70, do tapete sanitizante na entrada, a troca de máscara etc. Portanto, estamos muito tranquilos em relação a esse retorno, até porque os pais também se mostraram muito favoráveis a todos os procedimentos adotados nesta primeira semana”, finalizou Guia Lucena.

Ainda seguindo os protocolos de segurança e, neste caso, as recomendações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), as instalações de água e higiene também estão tendo uma atenção especial durante a reabertura das escolas municipais. Os gestores escolares promovem melhorias nas ações de higiene, incluindo lavagem das mãos, medidas de distanciamento físico, procedimentos de limpeza para instalações e práticas seguras de preparação de alimentos.

Nas imagens abaixo, a volta às aulas presenciais dos alunos da educação infantil de Picuí: