NUCA Picuí é Destaque no Selo UNICEF: Adolescente é Selecionada para Participar do Evento "Reimaginando Futuros" em Brasília

por Kamylla Salusto Publicado em 15/03/2023 às 12:31

Nesta semana, a Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi comunicada que a adolescente Maria Isabel que faz parte do NUCA Picuí foi selecionada pelo Selo UNICEF para participar do evento “REIMAGINANDO FUTUROS” que acontecerá em Brasília. A adolescente participa ativamente do NUCA Picuí, e estará com outros adolescentes dos diversos estados do país contribuindo significativamente para construção de um futuro melhor, pautando ideias e ações na construção de políticas públicas.

Para o Selo UNICEF, o objetivo do encontro é trabalhar com os adolescentes do Conselho Jovem e de redes de adolescentes uma avaliação para identificar as principais questões que os afetam, analisando potências, desafios e lacunas, além da criação de possíveis soluções e estratégias para acessar e lidar com as questões. Com isso, espera-se que as redes de adolescentes a nível nacional e local saiam fortalecidas, sejam identificados temas prioritários para a área de adolescentes, e que se amplie a rede, participação e mobilização de adolescentes.

A mobilzadora do NUCA Picuí, Ramana Flávia, ressalta que "com esse momento de protagonismo e de reconhecimento de toda potencialidade que os adolescentes de Picuí detém, os mesmos podem cada vez mais ter vez e voz. O NUCA é um espaço de construção e vivência, em que debatemos vários assuntos importantes para a sociedade, sempre trabalhando o adolescente e sua forma de pensar, agir e vivenciar cada momento de sua trajetória", pontuou a mobilizadora Ramana.

Essa ação é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Assistência Social, por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) promovendo o planejamento participativo de ações eficientes, promovendo o protagonismo social dos adolescentes picuienses.