Nota Oficial da Secretaria de Saúde Acerca dos Testes Rápidos

Publicado em 02/06/2020 às 18:22

A Secretaria Municipal de Saúde de Picuí vem, por meio desta nota, prestar esclarecimentos à população em relação aos Testes Rápidos que estão sendo realizados pelas enfermeiras do nosso município para detecção do Coronavírus (COVID 19).
Em primeiro lugar, os Testes Rápidos nos foram enviados pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, sendo os mesmos que são realizados nos outros municípios de nossa região e no próprio Hospital Regional.
Estamos seguindo rigorosamente os protocolos de coleta estabelecidos pelo Ministério da Saúde, bem como Nota Técnica emitida pelo Governo da Paraíba. Os profissionais que estão realizando os Testes são pessoas qualificadas para tal função, de modo que todos s pacientes são informados e orientados quanto à data de realização dos testes, que só podem serem realizados após o 10º dia de sintomas, visto que o resultado só será fidedigno se for respeitado este prazo.
Alguns pacientes, por já terem sido positivados, se anseiam e desejam realizar testes em parentes e pessoas próximas antes deste prazo, o que favorece o aparecimento de um falso negativo.
Para evitar tais circunstâncias, a Secretaria Municipal de Saúde está seguindo todos os procedimentos exigidos pelos normativos de saúde, inclusive já tendo realizado a compra de Testes, EPIs e demais instrumentos voltados ao combate ao COVID-19 com recursos recebidos para tal finalidade.
Repudiamos qualquer tentativa de desqualificar os profissionais de saúde da gestão, bem como as aquisições que vêm sendo realizadas para enfrentamento a esta crise de saúde que o mundo inteiro enfrenta.
Reafirmamos que tudo está sendo feito dentro da lei e dos procedimentos governamentais estabelecidos.