Nota de Esclarecimento da Secretaria de Saúde de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 18/05/2021 às 18:07

A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem prestar esclarecimentos a população quanto à lista divulgada pelo TCE-PB, e replicada pela imprensa, de 104 municípios que teriam vacinado, contra a COVID-19, pessoas falecidas.

Em 12 de março de 2021, a Sra. Josefa da Cunha Barros (CPF 087.xxx.xxx-15) foi vacinada. Ocorre que, na lista dos idosos a serem vacinados também constava o nome da Sra. Josefa dos Santos (CPF 030.xxx.xxx-10), que, por sua vez, não recebeu o imunizante por ter falecido anteriormente à vacinação.
Ocorre que, quando do cadastro dos vacinados no sistema do PNI (Plano Nacional de Imunização), por equívoco, ao invés de ter sido cadastrado o CPF da Sra. Josefa da Cunha Barros, cadastrou-se o CPF da Sra. Josefa dos Santos.
Imediatamente, o setor responsável abriu chamado junto ao Ministério da Saúde, apresentando tal justificativa e documentos comprobatórios, a fim de que a retificação no sistema pudesse acontecer.

O município de Picuí repudia, veementemente, o "pré-julgamento" por parte de alguns, sem que estes tenham sequer conhecimento acerca da realidade dos fatos.
Ademais, reitera o compromisso de continuar seguindo rigorosamente os Planos Nacional, Estadual e Municipal de vacinação, aguardando, ansiosamente, a disponibilização, pelo Governo Federal, de imunizantes suficientes para toda sua população.

Picui, 18 de maio de 2021.

Janaína de Medeiros Lima Almeida
Secretária Municipal de Saúde