Município de Picuí alcança primeiro lugar na Paraíba em Transparência Pública

por Janderye Macedo com informações do TCE/PB Publicado em 14/08/2023 às 11:33

Transparência pública é o termo utilizado para mostrar a população cada detalhe entre despesas, receitas, contratações, licitações e outras ações de uma gestão quando se fala em uso de recursos públicos.

Desde 2017, a Prefeitura de Picuí, por meio do Governo da Participação trabalha nesse quesito para que a população fique por dentro da forma como os recursos são utilizados no município.

Foi através desse trabalho, que o município alcançou o primeiro lugar em transparência pública por meio do Turmalina Shema, que é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) desenvolvida para criar, manter e promover um esquema de marcação de dados para portais de transparência fiscal, tornando-os mais compreensíveis para mecanismos de busca e web crawlers. O vocabulário Turmalina Schema engloba diversos tipos, cada um associado a um conjunto de propriedades, que descrevem as principais informações disponibilizadas em portais de transparência fiscal.

O papel dessa forma de trabalho é fundamental para gerar confiança e credibilidade por meio das ações detalhadas do governo. Além disso, promove a participação cidadã, eficiência, melhoria dos serviços públicos, transparência orçamentária, responsabilidade fiscal, além do engajamento da comunidade através da proximidade entre o governo e a população.

Em resumo, a transparência pública é essencial para promover uma governança mais eficaz, responsável e participativa em um município. Ela ajuda a fortalecer a democracia local e desenvolvimento inclusivo.

“Divido esse reconhecimento com todos os secretários municipais e servidores da gestão que contribuem para o desenvolvimento e para que a população fique por dentro das ações do nosso governo. A nossa equipe trabalha todos os dias para que nós continuemos a ser referência em transparência pública atrelado ao trabalho humanizado da gestão”, destacou o Prefeito Olivânio Remígio durante o Café com Prefeito na manhã desta segunda-feira (14).

VÍDEO: