Ministério Público realiza capacitação sobre Educação Inclusiva em Picuí

por Flávio Fernandes Publicado em 30/09/2015 às 10:00

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realiza durante esta terça e quarta-feira (29 e 30) uma capacitação sobre Educação Inclusiva na cidade de Picuí. O treinamento atende a um pleito dos gestores da educação da região e conta com a parceria da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD). As capacitações serão desenvolvidas em todo o Estado e a cidade de Picuí é a primeira a receber a ação. O promotor de justiça da Comarca de Picuí, Dr. Leonardo Quintans Coutinho, destacou que a expectativa do projeto é que dele saiam novos pensamentos com relação a educação da pessoa com deficiência. “Essas pessoas devem participar do processo educativo junto com os demais, na perspectiva de que eles são e devem ser tratados como pessoas iguais. Nós temos que auxilia-los, que provê-los de tratamentos diferenciados para que eles se igualem, mas a participação junto com os demais, com as pessoas sem deficiência no processo educativo é fundamental para a inclusão dessas pessoas e para cumprir a constituição que prega a vedação a qualquer tipo de discriminação no Estado Brasileiro”, esclareceu o Dr. Leonardo Quintans. Nesta terça-feira (29), na abertura da capacitação, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional as Promotorias de Educação (CAOPE), Drª Ana Carolina Coutinho, discutiu a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência. Em seguida, o assessor técnico da FUNAD, Hellosman de Oliveira, proferiu uma palestra com o tema: “Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência no Estado da Paraíba”. A abertura contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e auxiliares de governo. Nesta quarta-feira (30) estão sendo realizadas, durante todo o dia, oficinas com os participantes da capacitação.