Notícia

Ministério Público da Paraíba Realiza Reunião com os Municípios que Compõem a Comarca de Picuí para Apresentar o Projeto "Você de Volta"

por Kamylla Salusto Publicado em 13/04/2023 às 11:34

Na manhã de ontem (12), aconteceu no Auditório Municipal uma importante reunião promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), com representantes dos Municípios da Comarca de Picuí, que são: Baraúna, Frei Martinho, Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Picuí. Os secretários municipais de Educação e os procuradores jurídicos de toda a região do Curimataú e Seridó Paraibano se fizeram presentes.
Na oportunidade, foi apresentado o projeto estratégico “Você de Volta”, idealizado pelo MPPB para combater os desafios e problemas agravados pela pandemia da COVID-19, como a evasão escolar e os respectivos prejuízos no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes de toda a região.
O projeto foi apresentado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente e da Educação, Promotora de Justiça Fábia Cristina Dantas Pereira, pela Pedagoga do MPPB, Valuce Alencar, e pelo Promotor de Justiça de Picuí, Daniel Dal Pont Adriano.
O projeto ‘Você de volta’ tem por objetivo implementar os programas de busca ativa e de recuperação das aprendizagens, visando à redução da infrequência/evasão escolar e recuperação das aprendizagens, após o impacto causado pela pandemia, com a ausência de aulas por um longo período, bem como com o ensino remoto, ocasionando a perda da aprendizagem das crianças e adolescentes que não receberam de forma adequada o conteúdo do ano letivo 2020 e 2021.
Durante a reunião, foram discutidas sugestões de estratégias metodológicas e questionamentos acerca do planejamento dos municípios, a partir da cópia da Nota Técnica e da minuta do Projeto de Lei sugerido pelo MPPB para estabelecer os programas de busca ativa dos alunos infrequentes e evadidos e de recuperação das aprendizagens como política pública do município, entregues na última reunião realizada.
Galeria de fotos