Matrículas Abertas nas Escolas Municipais de Picuí para o Ano Letivo 2023

por Kamylla Salusto Publicado em 06/01/2023 às 17:11

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, está com as matrículas abertas em toda a Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2023 até o dia 17 de janeiro, no período da manhã, das 7 às 11 horas, e no período da tarde, das 13 às 17 horas, nas escolas municipais.
As vagas estão destinadas para alunos de Creche, Pré Escola, Ensino Fundamental do Primeiro Ano ao Nono Ano, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Vale ressaltar que a Creche Professora María Edite de Medeiros funcionará em tempo integral, de forma que as famílias picuienses passam a ter a oportunidade de deixar seus filhos em um lugar seguro, de aprendizagem, interação social e de alimentação saudável e segura.
A Creche oferece um ambiente de instalações novas, com espaço amplo e bem estruturado, de maneira que as crianças desfrutarão  de salas de aula com solários, brinquedoteca,  pátio amplo, banheiros adequados e adaptados. Esta nova modalidade de ensino funcionará de segunda a sexta-feira, com entrada às 7 horas e saída às 16 horas. Em se tratando da alimentação ofertada pela creche aos alunos, serão o desjejum, lanche, almoço e lanche. As crianças com idade a partir de um ano e seis meses até 5 anos, poderão ser matriculadas.
As escolas da Rede Municipal de Ensino têm apresentado resultados ótimos de aprovação, tendo seus alunos como destaques em premiações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), OBMEP, Olimpíada de Língua Portuguesa, elevando o IDEB geral do município, superando as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação, para 2022 (do primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental).
Para além destas potencialidades que as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Ensino têm, a Secretaria de Educação possibilita garantir uma merenda de qualidade para todos os alunos e duas refeições para as crianças de 1 a 5 anos da Educação Infantil, em período parcial. Para além disso, é garantido o transporte escolar para os alunos residentes na zona rural, da Educação Infantil das Creches Marta Maria Medeiros Casado, Marivalda Cassimiro, Maria Edite de Medeiros Dantas e para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.
O quadro de profissionais das equipes escolares é qualificado e preparado, bem como também os professores que, além de formados e qualificados, participam de formação e acompanhamento pedagógico semanal, ao longo de todo o ano letivo.
O acompanhamento pedagógico semanal é realizado pela equipe técnica da Secretaria de Educação em todas as escolas da zona urbana e da zona rural. Este atendimento educacional é também especializado, com os serviços de supervisão escolar, a coordenação pedagógica, a psicologia e a orientação  educacional.
A secretária de Educação, Guia Lucena, enfatiza que “a melhor formação para o seu filho começa hoje, e que é de suma importância que os pais compareçam às escolas municipais, para fazer a matrícula”.
É importante considerar que para efetuar a renovação da matrícula, se faz necessário realizar a atualização do número de telefone e endereço, levar a Declaração e Histórico Escolar, Copia da Certidão de Nascimento e/ou Casamento; uma foto 3×4; Cópia do RG, Cópia do CPF do aluno e do pai e/ ou responsável, Comprovante de Residência, Cópia do Cartão do SUS, Cartão de vacina para todos os segmentos; Reservista para alunos do sexo masculino (maiores de 18 anos); Laudo para aluno com deficiência  e Laudo para alunos com restrições alimentares (alunos que tem doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose).