Notícia

Inscrições Abertas para o Processo de Seleção para Professor Bolsista Paraíbatec

por Kamylla Salusto Publicado em 06/01/2022 às 07:30

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT/PB, por meio da Gerência Executiva de Educação Profissional – GEEP, tornou público que estão  abertas, até o dia 9 de janeiro de 2022, as inscrições para o Processo de Seleção Pública Simplificada com vistas a selecionar profissionais que estejam interessados em ocupar o encargo de Professor Bolsista para exercer as funções docentes nos cursos do Programa PARAIBATEC, observadas as disposições contidas no Edital n 047/2021, bem como as normas estabelecidas na Lei Estadual n° 10.700, de 31 de maio de 2016, e Portaria SEECT/PB no 201, de 13 de fevereiro de 2020.
O Processo de Seleção Pública Simplificada destina-se a selecionar profissionais interessados em desempenhar o encargo de Professor Bolsista nos cursos de Formação Inicial Continuada-FIC do Programa PARAIBATEC, a serem ofertados pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT/PB, e o período de duração da bolsa-auxílio será limitado à duração dos cursos PARAIBATEC na unidade à qual o participante estiver vinculado.
Poderão participar do Processo de Seleção Pública Simplificada, para exercer o encargo de Professor Bolsista, profissionais que atendam aos perfis básicos de formação do curso de conhecimento, descritos no edital n 047/2021.
Vale ressaltar que para o município de Picuí-PB foram ofertadas duas vagas para professor bolsista Paraíbatec, sendo uma de Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local, e a outra de Confeccionador de Bijuterias.
É de suma importância que os interessados do município de Picuí possam se inscrever para aproveitar esta oportunidade.

FICHA TÉCNICA DOS CURSOS SELECIONADOS PARA PICUÍ:
Eixo: Produção Cultural e Design
Curso Confeccionador de bijuterias
Cria e produz bijuterias, a partir da pesquisa de estilos e tendências da moda em acessórios. Utiliza técnicas e ferramentas específicas de modo a garantir qualidade e resultado final dos produtos. Comercializa os produtos. Participa de feiras e exposições. 
O curso terá a carga horária de 160 horas.
Eixo: Turismo, Hospitalidade e Lazer
Curso Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental Local
Conduz visitantes e turistas em Unidades de Conservacao legalmente protegidas. Informa e interpreta aspectos ambientais e socioculturais do atrativo. Contribui com a proteção ambiental e auxilia no monitoramento dos impactos da visitação. Aplica e orienta sobre as técnicas e tecnologias para a manejo sustentavel das unidades de conservacao. Zela pela integridade física e psicológica dos visitantes e turistas. Elabora, negocia e executa roteiros de visitação em ambientes naturais de forma articulada aos demais agentes envolvidos na atividade turística. Auxilia o Guia de Turismo. 
O curso terá a carga horária de 200 horas.

O Programa PARAIBATEC
O PARAIBATEC foi estabelecido em regime de colaboração, ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, com a finalidade de formar gestores, professores e monitores das redes públicas ampliando a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Governo do Estado da Paraíba, contribuindo e propiciando a interação entre as escolas da rede estadual de educação básica com a comunidade e os arranjos produtivos locais, por meio de ações articuladas de educação profissional e tecnológica, incentivando o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar e proporcionando a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e a melhoria da qualidade do ensino profissional.
A ação PARAIBATEC Municípios é uma parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia com a finalidade de fortalecer o desenvolvimento humano e a profissionalização dos estudantes.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia