II Encontro dos Técnicos em Segurança no Trabalho do Curimataú e Seridó Paraibano foi Promovido pela Secretaria de Saúde

por Kamylla Salusto Publicado em 25/05/2022 às 12:12

Na manhã desta última terça-feira (24), a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o II Encontro de Técnicos em Segurança do Trabalho do Curimataú e Seridó, no Auditório Municipal Djailma Vasconcelos.
O evento abordou o seguinte tema: "O papel do Técnico em Segurança do Trabalho no serviço público municipal. " O referido encontro foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador, que foi conduzido pela Técnica em Segurança do Trabalho da Prefeitura Municipal de Picuí, Maria José (Vanuza Oliver), que ministrou uma palestra intitulada "Ações em saúde do trabalhador no serviço público municipal do Curimataú e Seridó paraibano."
O evento contou a presença da Secretaria de Saúde, Janaina Almeida, das Técnicas em Segurança Luana Regina, do município de Pedra Lavrada; Suzana Braga, Téc. em Segurança do Trabalho e Coordenadora da Vigilância em Saúde, de Sossego; e do Técnico em Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil, Aldo Macena, representando o município de Frei Martinho.
Foram discutidos temas relevantes acerca da saúde e segurança do trabalhador como a execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais- PPRA e Programa Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO; a conscientização dos gestores municipais; as dificuldades na realização das ações no âmbito municipal; Rotinas de trabalho; entre outros. Após o encontro será feito um relatório para ser encaminhado aos gestores municipais.
Para a servidora Vanuza Oliver, “foi uma manhã muito proveitosa, onde compartilhamos nossos saberes acerca da saúde do trabalhador. Cada município com suas peculiaridades, porém, com problemas comuns. Juntos buscamos compreender a realidade de cada um e traçamos algumas metas para o desenvolvimento das ações em saúde e segurança do Trabalhador em seus respectivos municípios", ressaltou a técnica em Saúde do Trabalhador, Vanuza.
Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde vem desempenhando um importante papel com ações e serviços em prol da qualidade na saúde da população, especialmente na Atenção Básica.