I Conferência Municipal de Saúde Mental é Promovida em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 28/04/2022 às 07:24

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta última quarta-feira  (27), a primeira edição da Conferência Municipal de Saúde Mental, no auditório, de forma presencial.
Na solenidade de abertura, estiveram presentes a secretária de Saúde, Janaína Almeida, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Airy Medeiros, o procurador jurídico de Picuí, Dr. Joagny Augusto, a Gerente da 4° Gerência de Saúde, Sabrina Márcia Resende de Almeida, a vereadora Jozelma, representando o Legislativo Municipal, a secretária de Educação, Guia Lucena, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a enfermeira do CAPS, Valeska Souza - que fez a leitura do regimento da Conferência, a diretora do CAPS em Picuí, Natália, para além dos profissionais da saúde, dos conselheiros tutelares, profissionais da secretaria de Educação, e os usuários do CAPS, que, na ocasião, fizeram uma homenagem acerca da importância da inclusão social e a relevância de tratar a temática sobre a saúde mental. Esteve marcando presença, enquanto palestrante, o assistente social e secretário de saúde em Damião, Rogério Freire.
A I Conferência Municipal de Saúde Mental teve por finalidade analisar e discutir as prioridades constantes no documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental.
O tema que norteou a conferência trata-se da “Política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS, temática desenvolvida em eixos e sub eixos com proposituras discutidas em grupos de profissionais da saúde, especialmente, a partir de reuniões em conjunto no evento, para posterior aprovação e serem encaminhadas à etapa estadual.
No evento, foram escolhidos(as) os(as) delegados (as) e suplentes que participarão da etapa estadual da Conferência. Como profissionais da saúde, foi escolhida Airy Lima, como titular, e como suplente, Natália. Como usuário do SUS, foi escolhido o jovem Josenailson, como titular, e como suplente, a senhora Josefa.
Este evento foi de considerável  relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente da Atenção Básica, de maneira em que promoveu um novo olhar com cuidado e atenção para a Saúde Mental do município de Picuí.