Governo do Estado da Paraíba cria Prêmio de Juventude Neto Borges

por Francisco Araújo Publicado em 20/12/2021 às 08:09

Na última quinta-feira (16), o governador João Azevêdo participou do 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba, que aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa. Durante o evento, o chefe do Executivo Estadual assinou um Termo de Cooperação do Plano Estadual de Juventude e Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes, o Decreto que institui o Prêmio de Juventude Neto Borges e lançou o Dia de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes.
O 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba, que tem como tema "Juventudes organizadas, direitos garantidos", é uma parceria da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), por meio da Secretaria Executiva da Juventude, com o Fórum de Gestores Municipais da Juventude (Forjuve).
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual assinou um Termo de Cooperação do Plano Estadual da Juventude e do Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes, numa parceria entre a Sejel e o Serviço Pastoral de Migrantes do Nordeste, representante da Caritas da Alemanha.
Na oportunidade, João Azevêdo destacou as ações do Governo do Estado no fortalecimento das políticas públicas para os jovens. "O Governo do Estado, através da Secretaria da Juventude, tem implementado diversas ações, que vão desde programas como o Primeira Chance, Bolsa Esporte, Empreender Juventude. Ou seja, estamos implementando um conjunto de ações e, ao mesmo tempo, promovendo eventos como este, em que assinamos diversos compromissos, fortalecendo um segmento muito caro e muito importante", afirmou.
Em seu discurso, João Azevêdo ressaltou, ainda, que as políticas públicas devem acompanhar a evolução dos jovens, adaptando-se aos anseios e às necessidades deles. "Nós, como gestores, temos de oferecer oportunidades aos nossos jovens. Oportunidades que devem vir de diversas formas", acrescentou.
A secretária executiva da Juventude, Rafaela Camaraense, destacou o Encontro como um momento importante para o desenvolvimento de novas políticas públicas para as juventudes e aprimoramento das já existentes. "Neste Primeiro Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude da Paraíba, vamos prestar contas das ações que temos adotado e anunciar as ações que estamos planejando para o próximo ano, ouvindo os jovens, já que nenhuma política implementada foi por imposição, mas sempre construída com a parte mais interessada, ouvindo o que os jovens desejam e têm necessidade, colocando-os como protagonistas das ações do Governo do Estado", disse.
O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão, afirmou que, ao realizar o 1° Encontro Estadual de Gestores e Lideranças de Juventude, a Paraíba promove a articulação dos principais agentes da política de juventude do Estado.  "Essa ação é fundamental, porque só através de um pacto social como esse a gente é capaz de enfrentar a complexidade, os desafios da população jovem, que é a maior da história do País", enfatizou.
Ainda na linha de fortalecimento das políticas públicas para a juventude, o governador assinou um Termo de Adesão ao Projeto Co.Liga, que vai ofertar uma rede de cursos livres de economia criativa, numa parceria entre a Sejel, o Conselho Nacional de Juventude, a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Ibero-americanos.
Por fim, João Azevêdo assinou o Decreto que cria o Prêmio de Juventude Neto Borges, que leva o nome do jovem assassinado em 2017 no município de Picuí aos 20 anos de idade, e o Dia de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes.
"Essa homenagem não vai diminuir a dor que a senhora, evidentemente, tem no coração, mas ela demonstra o respeito do Governo pelo trabalho, pela luta que seu filho desenvolveu durante o tempo em que esteve conosco", disse João Azevêdo à mãe de Neto Borges, Juberlândia de Araújo, que agradeceu ao governador a iniciativa.