Notícia

Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo é contemplada com instrumentos musicais

por Tayana Macedo Publicado em 23/11/2021 às 10:54

A Associação Cultural Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo recebeu, na semana passada, instrumentos musicais da Funarte.
Por meio do Edital N.1, de 21 de janeiro de 2020, a associação concorreu com mais de 600 projetos inscritos, sendo um dos 15 aproximadamente selecionados no estado da Paraíba pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. De acordo com o site da Funarte, o prêmio tem o objetivo de distribuição gratuita de até 05 instrumentos de sopro para 158 bandas de música.
O músico Emerson Richardson S. Medeiros foi o responsável pela elaboração da proposta selecionada. Tendo a participação de Simone Silva e do Maestro Carlos, a proposta continha a qualificação da banda, por meio do seu histórico, qualificação do regente da banda e vídeos, estes gravados durante a festa de São Sebastião. Emerson Medeiros disse que a filarmônica foi a segunda na Paraíba a receber mais instrumentos, quatro no total, sendo 01 Bombardão Tuba³/4, 01 Sax-tenor, 01 Sax-alto e 01 Trompa Cromática em Fá/Sib.
Segundo a presidente da associação, Maria da Penha de Souza, esse prêmio é muito bem vindo, pois vai para melhorar ainda mais o trabalho, a produção artística cultural da filarmônica. “Estamos felizes em receber esse prêmio próximo à data em que a filarmônica completará 142 anos”, disse Penha.
Participaram da entrega dos instrumentos o prefeito de Picuí Olivânio Remígio, acompanhado pelos secretários de Educação, Guia Lucena e Finanças, Márcio Renato. Além do procurador jurídico de Picuí, Dr. Joagny Augusto, e os membros da filarmônica: Maria da Penha e Emerson Medeiros. A entrega aconteceu no dia 16 de novembro no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.  
Atualmente, a filarmônica conta com 30 músicos e 01 maestro. Os ensaios acontecem semanalmente, aos domingos, na sede da banda, no horário de 08 às 11 horas.
Para conferir maiores informações acerca desta importante ação, assista o vídeo oficial, clicando aqui.