Exames de mamografia serão realizados durante o Outubro Rosa em Picuí

por Flávio Fernandes Publicado em 01/10/2015 às 09:59

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a luta contra o câncer de mama, em várias cidades brasileiras o mês de outubro é dedicado às ações de combate a doença, através da campanha Outubro Rosa. Em Picuí não é diferente, todos os anos a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realiza várias atividades voltadas para o tema. Este ano, a campanha será aberta na próxima sexta-feira (02), pela manhã, com uma vasta programação em frente ao Centro de Especialidades. Entre as atividades, serão realizadas apresentações culturais e palestra com a Mastologista Cristiane Santos. Durante todo o mês, as equipes das Unidades de Saúde da Família irão aumentar o número de exames citológicos e de toque de mama. Já no Centro de Especialidades, serão realizadas mamografias em mulheres de 50 a 69 anos. Os atendimentos serão realizados através da busca ativa, por parte dos agentes de saúde. Ao todo, serão disponibilizadas 500 mamografias para toda a região, sendo uma média de 200 para a cidade de Picuí. “Toda a secretaria está mobilizada para essa ação, que só tem uma vez no ano, mas que tem grande importância. Nós como gestores, temos a responsabilidade de tentar proporcionar uma melhor condição de vida para as pessoas”, declarou a secretária de Saúde do Município, Elaine Negreiros.