Etapa Municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde é Realizada em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 22/03/2023 às 09:10

Na manhã de ontem (21), foi realizada pela Prefeitura de Picuí, por meio da Secretaria  de Saude, a Conferência Nacional de Saúde - Etapa Municipal em Picuí.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes na mesa de honra, o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Airy Lima, a secretária de Saúde, Janaína Almeida, o diretor do Hospital Regional de Picuí, Edjarde Sandro Arcoverdez, a vereadora Jozelma Dantas, a gerente regional de Saúde da quarta região, Sabrina Almeida, e o palestrante do evento, Nelson Calzavara de Araújo.

Esta importante conferência tem por finalidade discutir o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, e propor melhorias para o funcionamento da saúde pública com qualidade, de forma a atender as reais necessidades da população picuiense.

Após o momento de abertura, os participantes presentes se subdividiram em quatro grupos para discutirem e elaborarem propostas de acordo com os subtemas dos seguintes eixos: 1 - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; 2 - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3 - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; 4 - Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Na oportunidade, estiveram participando 146 pessoas, sendo 120 trabalhadores, 6 gestores, 20 usuários do SUS. Na eleição para escolha dos delegados para representarem Picuí na etapa estadual da conferência, foram eleitos: Hellen Roberta - Gestão (Shirley Cordeiro -suplente); Airy Lima - Trabalhador(a) da Saúde (Marcus Antônio Dantas - suplente); Cícera Isabel Batista e Josinailson Dantas - usuários do SUS( Maria Gorete Lira e Rosinalva Aparecida Martins - suplentes).

A secretária de Saúde, Janaína Almeida, ressaltou a relevância do evento, considerando a forte participação dos picuienses nas discussões em prol de melhorias para o SUS no município.