Equipe técnica do Selo Unicef no Município e Secretaria de Educação realizam Capacitação Online

Publicado em 09/06/2020 às 09:13

Em decorrência da pandemia da COVID-19, a partir do dia 17 de março a Prefeitura Municipal de Picuí passou a estabelecer, via decreto, medidas de prevenção para retardar a chegada do vírus no município. Por conseguinte, a equipe técnica responsável pelas atividades relativas ao Selo Unicef no município ficou impossibilitada de realizar algumas ações pendentes, dentre as quais, a realização de capacitação de professores sobre “Direitos sexuais e reprodutivos, incluindo sugestões de atividades e metodologias que visem a redução da gravidez na adolescência e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids, com conteúdos adequados às séries escolares”.

Logo após a realização do 6º Ciclo de Capacitação Online promovido pelo Selo Unicef, a equipe do município vislumbrou a possibilidade de realizar algumas atividades na modalidade remota, 100% digital, dentre elas a capacitação supracitada. A oferta ocorreu por meio de ambiente virtual – aplicativo WhatsApp – através da criação do grupo “Capacitação DSR”, e a atividade foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e equipe técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, nos dias 26 e 27 de maio, com duração de oito horas.

Durante a capacitação foram desenvolvidos os seguintes temas: a) Educação sexual para crianças; b) Fases da sexualidade; c) Ser jovem hoje: educação em sexualidade; d) Direitos sexuais e reprodutivos; e) Educação sexual para a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes; f) Orientações técnicas – sexualidade; e g) Gravidez na adolescência; IST/Aids: orientação geral. Além destes, foram trabalhadas algumas técnicas e atividades, visando subsidiar os professores acerca da Educação em Sexualidade.

A partir das avaliações realizadas pelos participantes da capacitação, a cada final de turno, restou comprovado que as práticas realizadas através do meio digital, mostraram empenho, entusiasmo e a dedicação dos participantes, enfrentando o desafio de explorar alguns recursos que não haviam ainda utilizado em propostas educativas.

Fabiana Agra, responsável pelo envio de dados na Plataforma Crescendo Juntos, pontuou: “Precisávamos realizar uma capacitação com os educadores da rede municipal, com vistas a cumprir uma ação proposta pelo Selo Unicef. Porém, como realizar tal capacitação, se não podemos reunir as pessoas? Através do Selo Unicef, foi apresentada uma alternativa desafiante: realizar a capacitação via remota, 100% digital e, pasmem, através do aplicativo WhatsApp. A atividade foi realizada e a participação de todos foi simplesmente fantástica. Então fica a dica: dá sim, para capacitar, reunir e trabalhar, também através do aplicativo WhatsApp; o importante é a gente seguir em frente, porque tudo isso, em breve, vai passar”, finalizou Fabiana Agra.