Equipe da Secretaria de Assistência Social de Picuí participa do 23º Encontro Nacional – CONGEMAS

por AssCom PMPicuí Publicado em 30/10/2023 às 09:43

Entre os dias 24 e 26 de outubro, aconteceu o 23º Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que reuniu mais de dois mil gestores da área de todo o Brasil, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O município de Picuí foi representado pela secretária de Assistência Social Keiles Lucena, e por onze trabalhadores do SUAS (coordenadoras de Vigilância Socioassistencial, do CRAS, CREAS, Cadastro Único, Programa Criança Feliz e técnicos de nível superior dos serviços e da gestão).

Ao longo de três dias de evento, os gestores municipais debateram caminhos para atender a população mais vulnerável do país, com foco na ampliação de políticas públicas e de programas sociais para combater à fome e a pobreza nas cidades brasileiras. Todo o encontro teve o objetivo de traçar as diretrizes para construção de uma política nacional de cuidado com a população brasileira.

Durante o encontro, foram realizados dez painéis temáticos, oito conferências simultâneas e ainda vinte oficinas de capacitação. Entre as discussões, a retomada do financiamento para garantir a sustentabilidade na oferta de serviços em todo o Brasil; o Beneficio de Prestação Continuada: o papel do INSS e do SUAS na garantia do direito. E um dos temas que tem impacto em milhões de pessoas por todo o Brasil é o que esteve presente no Painel “Direito à renda, atuação Intersetorial e o novo Bolsa Família”. O Cadastro Único também foi tema de muitos debates e esclarecimentos com representantes do Governo Federal.

Na tarde da quinta-feira (26), o evento contou com a presença do Ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, da governadora de Pernambuco Raquel Lyra e de prefeitos pernambucanos como o do Recife, João Campos.

Fonte: www.congemas.org.br