Encontro Formativo Colaborativo Discute os Impactos do Uso Excessivo de Tela, nas Ações e Relações Individuais e Sociais

por Kamylla Salusto Publicado em 01/11/2022 às 10:55

Na noite do dia 14 de setembro, a Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Educação realizou o Encontro Formativo Colaborativo com o tema “Os impactos do uso excessivo de tela, nas ações e relações individuais e sociais”. A palestra foi ministrada pela profissional Aldiene Vitória, psicóloga educacional do município de Picuí.

A formação teve como público os profissionais de Apoio escolar, pertencentes ao projeto “Formando para Cuidar,” Professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE e Administradores escolares. O momento foi marcado pela forma dinâmica e interativa entre os participantes e a formadora, assim como por várias reflexões e discussões acerca do tema abordado.

O evento foi promovido pela Secretaria de Educação (Atendimento Educacional Especial- AEE), coordenado pela educadora Geana Souza, com objetivo de fornecer informações necessárias para a formação de trabalhadores inseridos no exercício da Educação Especial Inclusiva do município. Este importante momento possibilitou reflexões acerca do uso do celular no ambiente educacional, em que os participantes puderam ouvir sobre os perigos gerados pelo uso e o uso excessivo do celular, assim como a responsabilidade e o cuidado integral as crianças com deficiência no âmbito educacional.

Ainda assim foi explanado pela coordenadora do AEE, a importância da atenção direcionada aos alunos com deficiência a pontualidade, ética, interações com os professores da sala regular e os cuidados essenciais aos alunos atendidos.  Na ocasião, estiveram presentes, a articuladora da equipe técnica e pedagógica, Maria de Fátima (Lêca) e a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado - AEE, Geana Souza, executando a ação do projeto supracitado e representando a Secretaria de Educação Cultura e Desporto.