EMEF Josefa Suelene inaugura ações do Programa "Educação e Família"

por Vânia Medeiros Publicado em 17/08/2023 às 19:18

Na quinta, 17 de agosto, foram realizadas na EMEF “Professora Josefa Suelene Araújo Santos”, ações do Programa “Educação e Família”. Na ocasião, a escola municipal abriu as portas para as famílias se evolverem em oficinas diversas realizadas com as crianças e os pais.

No ciclo de Alfabetização (1° e 2° ano), as crianças e famílias discutiram sobre emoções com a psicóloga educacional Aldiene Vitória e as professoras Netânia da Costa e Rosângela Santos; em seguida, houve uma produção de arte em tela de momentos felizes em família. Já no 3° ano, foi realizada oficina de produção de jornal escolar com a orientadora educacional Jailza Fernandes, a coordenadora pedagógica Luanna Raquel Macedo e a professora Ana Cláudia Ferreira, dando origem ao jornal circular da escola, que será produzido mensalmente, com a contribuição dos aluno.

Ao mesmo tempo, os 4° e 5° anos, juntamente com os alunos da EJA, inauguraram a “Oficina da Horta Escolar do Programa Educação e Família”, que visa produzir os canteiros das hortas, bem como cultivo de hortaliças. A oficina foi viabilizada pela gestora escolar Vania Medeiros, pelo inspetor escolar José Jekson Macedo e pelas professoras Maria do Patrocínio Targino e Josefa Eritânea Jacinto.

Antecedendo esse momento inaugural, houve a preparação do espaço físico utilizando materiais reciclados tais como: pneus e garrafas pets e restos de madeiras de construções diversas para confecção de canteiros de solo e suspensos. Dando continuidade à oficina do Programa “Educação e Família”, os alunos terão responsabilidades de participar da manutenção da horta, cuidando das plantas e cultivando novas sementes.

Ações como as realizadas pelos integrantes da escola municipal fomentam e qualificam a participação da comunidade na vida escolar do estudante – comprovando a importância de um programa desenvolvido entre a educação e família.

Para ver todas as fotos, clique aqui.