Notícia

Em Picuí, I Simpósio Municipal sobre Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde é Realizado com Sucesso

por Kamylla Salusto Publicado em 10/09/2021 às 13:10

A Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Saúde, realizou com sucesso nesta sexta-feira (10), de modo remoto, em transmissão on line pela página oficial do Facebook da Prefeitura de Picuí, o I Simpósio Municipal sobre Saúde Mental dos Trabalhadores da Saúde de Picuí-Pb, que teve como tema norteador “Refletindo sobre prevenção e cuidados psicológicos do profissional de saúde em tempos de pandemia” cujo objetivo foi criar um espaço comunitário para o compartilhamento de experiências e saberes  interprofissionais, que possibilitem à visibilidade ao  universo dos fenômenos comportamentais, emocionais e cognitivos da saúde mental dos nossos trabalhadores, à luz das políticas do cuidado, da assistência  e da prevenção ao adoecimento psíquico no âmbito da Atenção Básica. 
Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a secretária de Saúde, Janaína Almeida, a coordenadora da Atenção Básica, Shirley Cordeiro, representando o Legislativo Municipal, o vereador Ranieri Ferreira. De maneira remota, a Presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, Carla Brandão, e o Psiquiatra Dr. Jorge Nóbrega, deram suas contribuições e apoio com importantes pronunciamentos.
A estudante Yohanna Clara realizou uma belíssima apresentação cultural com musicalidade e recitando o poema “Toda Vida tem seu Encanto”, da poetiza picuiense, Lenilda Araújo.
Nesta primeira edição, estiveram contribuindo com esse importante momento, cuja iniciativa tem a direção do psicólogo clínico Daniel Macedo junto da Coordenação de Atenção Básica com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Gestão Municipal, e, participando da mesa redonda mediada pelo psicólogo Daniel, as psicólogas Íris Medeiros, Adriana Costa, Iara Belconte (participação remota). Na ocasião, está sendo debatido e discutido o tema referente a saúde mental e as questões relevantes para os cuidados e prevenção ao adoecimento mental dos trabalhadores da saúde e também da população. Trata-se de um importante momento para discussão, aprendizado e troca de experiências. 
Galeria de fotos