Em Picuí, foi Realizada com Sucesso a Abertura Oficial do Curso de Libras do Ministério Público da Paraíba

por Kamylla Salusto Publicado em 05/10/2021 às 08:47

Na manhã desta última segunda-feira (04), foi realizada com sucesso a solenidade oficial de abertura do Curso de Libras que é uma ação do Ministério Público da Paraíba, em parceria com a  FUNAD e com o apoio da Prefeitura de Picuí.
Na ocasião, estiveram presentes
o Prefeito Constitucional, Olivânio Remígio, a secretária de Educação, Guia Lucena, a secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, o vereador - representando o Legislativo Municipal - Diogo Marques, o professor que está ministrando o curso no município, Jonas de Melo Maciel, e o intérprete de Libras, Lindomar Ferreira.
A realização do Curso de Libras será em basicamente três etapas com cinco  municípios da Comarca de Picuí, Com uma carga horária de 60h, nos dias 04 a 08 de outubro, 18 a 22 de outubro e 25 a 29 de outubro no Auditório Municipal de Picuí.
Vale ressaltar que os participantes do curso de Picuí são composto por sete professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cinco Conselheiros Tutelares, dois representantes do CRAS e dois profissionais da Educação Básica.
A Libras - Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada, por sua vez, de modo a promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2002, foi reconhecida pela Lei de nº 10.436 como como uma das línguas oficiais do país, sendo regulada pelo Decreto nº 5.626/2005. O que diferencia a Língua de Sinais das demais é que, no lugar do som, utiliza os gestos como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões, sejam elas corporais e/ou faciais.

Na atualidade, a aprendizagem de Libras é de suma importância para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também das pessoas do seu convívio .
Fonte: Educa+Brasil