Em Picuí, Abertura IX Conferência Municipal da Assistência Social é Realizada com Sucesso

por Kamylla Salusto Publicado em 27/07/2021 às 20:58

Na tarde desta terça-feira (27), foi realizada a abertura oficial da IX Conferência Municipal da Assistência Social que foi convocada em nível nacional pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e o Ministério da Cidadania, através da Portaria Conjunta nº 08/2021, tendo como tema central "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".
Em Picuí, o Conselho Municipal de Assistência Social, convocou, através da resolução nº 005/2021 a IX Conferência Municipal de Assistência Social, definindo, também, através da resolução 007/2021 a comissão organizadora da referida conferência.
O principal objetivo da Conferência Municipal da Assistência Social que está em sua nona edição é avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.
Vale ressaltar que na última semana foram realizados 6 eventos preparatórios com os grupos de usuários e usuárias do Centro Municipal da Mulher, dos projetos Vida Ativa, NACAD, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Programa Bolsa Família, do Programa Criança Feliz, de todo o município, totalizando 171 participantes.
Participaram da solenidade, compondo a mesa de honra, o Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, a Secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, a Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social e presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Neuma Dantas, o profissional e trabalhador da Assistência Social, Romário Pereira,  a senhora Kesia Pereira, representando todos os usuários dos programas e projetos sociais de Picuí, e o vereador Ranieri Ferreira, representando o Legislativo Municipal.
Na ocasião, o grupo Latuque Arte na Lata realizou uma apresentação musical  do hino nacional e da canção do município de Picuí. Em que o grupo é composto por crianças e adolescentes usuários(as) do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de Picuí e pelo NACAD.
A Coordenadora do CRAS e Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Neuma Dantas, realizou  a abertura oficial da Conferência, e, após as falas das autoridades presentes A advogada do CREAS e membro do Conselho Municipal da Assistência Social, Melissa, fez a leitura do Regimento da IX Conferência Municipal da Assistência Social.
A secretária de Assistência Social, Keiles Lucena, fez uma importante avaliação acerca da conferência municipal de Assistência Social e suas implicações na sociedade.
Após esse momento, a gerente executiva da gestão do trabalho da secretaria estadual do desenvolvimento humano, Virgínia Lima, realizou com sucesso uma palestra sobre a “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento Público para enfrentar Desigualdades e garantir Proteção Social.”
Vale ressaltar que o evento aconteceu de modo virtual com a transmissão ao vivo na página do Facebook da Prefeitura de Picuí e
amanhã (28), a conferência municipal dará continuidade com a sua programação, a partir das 9 horas, com os grupos de trabalho, para quem fez o credenciamento para participar.