Em novembro , Prefeitura de Picuí reabasteceu 520 pontos de água

por Francisco Araújo Publicado em 09/12/2019 às 07:33

É público e notório o esforço da administração municipal para manter os habitantes do município de Picuí abastecidos com água para consumo humano. De acordo com dados fornecidos pelo secretário de agricultura, Ranieri Ferreira, em novembro deste ano foram distribuídos 246 carros pipa de água na zona rural e urbana do município.

Ainda de acordo com ele, na zona urbana foram realizados abastecimentos em 8 escolas, postos de saúde, garagem municipal e caixas instaladas em pontos estratégicos na cidade num total de 274 pontos abastecidos.

Além disso a gestão municipal mantém funcionando cinco poços artesianos 24h.    Já o poço da antiga ‘Maricota’ distribui água três vezes por semana.

A Prefeitura de Picuí ainda abastece a sede do SAMU, Centro de Especialidades, Postos de Saúde e escolas da rede municipal de ensino. Um pequeno trator recuperado pelo governo municipal ajuda no abastecimento das instituições públicas municipais.

Somando os abastecimentos realizados nas zonas urbana e rural, o número de ‘carradas d’água’ distribuídas no município chegou a 520 unidades em novembro.

Ainda foram instalados dessalinizadores em Lajedo Grande e no distrito de Santa Luzia. Manutenção no dessalinizador da comunidade Mato Grosso na região serrana e a substituição de bomba no poço da comunidade Quixaba.

O Governo Municipal, através do programa Campo Sustentável deu prosseguimento ao trabalho de manutenção e realizou a troca de peças em 8 cata-ventos instalados no bairro Limeira e nas comunidades rurais Baixa do Roçado, Poço da Volta, Currais, Mendes, Mari Preto e Volta.

Vale salientar que o abastecimento de água de Picuí, realizado pela Prefeitura Municipal, vem sendo custeado com recursos próprios e sem ajudas externas.

─ Mesmo com toda essa despesa, o prefeito Olivânio Remígio (PT), com muito esforço e planejamento, ainda realiza de maneira intensa a recuperação de estradas vicinais na zona rural, onde, muitas delas, há anos na recebiam o referido benefício. Nosso abastecimento só para quando algum de nossos veículos de abastecimento apresenta problemas, mas assim que volta a rodar, trabalhamos para regularizar o abastecimento. É claro que não conseguimos atender a todos os pedidos que são muitos, infelizmente, mas nós estamos trabalhando dia e noite, diuturnamente para atendermos a todos. E tem mais, a água entregue pela prefeitura é clorada, sem riscos para a saúde dos picuienses ─ disse Ranieri.