Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Serido Paraibano Realiza Eleição dos Conselhos Diretor e Fiscal

por Kamylla Salusto Publicado em 13/01/2023 às 10:29

Na tarde da última quarta-feira (11), foi realizada no Auditório Municipal da Prefeitura de Picuí a eleição dos conselhos diretor e fiscal do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó Paraibano - biênio 2023/2024, reunindo prefeitos dos quinze municípios que integram este consórcio. Participam do consórcio os municípios de Picuí, Cuité, Nova Floresta, Barra de Santa Rosa, Algodão de Jandaíra, Damião, Sossego, Baraúna, Frei Martinho, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó, Cubati, Soledade, além de Jaçanã e Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte. A sede oficial fica na cidade de Cuité, tendo polos de atendimento nas cidades de Picuí, São Vicente do Seridó e Barra de Santa Rosa.

Na ocasião, estiveram abrindo oficialmente o evento, o prefeito de Barra de Santa Rosa, Jovino Pereira Nepomuceno Neto, atual presidente do Consórcio, e o prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, ressaltando a importância da solenidade para fortalecer o diálogo entre os municípios pela saúde pública, em pauta.

O prefeito do município de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno, foi reeleito por unanimidade presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó paraibano (CIMCS) e a prefeita de Sossego, Neide Oliveira, reeleita vice-presidente, além do secretário executivo Jailson Andrade.

O momento foi de extrema importância visto que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú Paraibano (CIMSC) busca fortalecer consideravelmente o diálogo e unir os municípios para ofertar especialidades médicas e exames clínicos a população. A junção dos quinze municípios é uma alternativa logística e economicamente viável para as administrações públicas que fortalecem a saúde municipal de maneira coletiva, principalmente das cidades pequenas.

Entre os exames ofertados estão: colonoscopia, colposcopia, ECG, ecocardiograma, endoscopia digestiva, glaucoma, mamografia, tomografia e ultrassonografias.

O prefeito constitucional de Picuí, Olivânio Remígio,  destacou que o consórcio é uma forma dos gestores pautarem os desafios comuns da saúde de maneira a solucionar as eventuais dificuldades conjuntamente, estabelecendo parcerias importantes para a oferta dos serviços.

O novo diretor do Hospital Regional de Picuí, Dr. Edjarde Sandro Cavalcante, marcou presença no evento oficial, (re)afirmando o compromisso de parceria com os municípios na oferta de serviços que possibilitem uma saúde de qualidade na região do Curimataú e Seridó Paraibano. O vice prefeito de Picuí, Lucas Marques também esteve presente contribuindo com as discussões pautadas na reunião do Consórcio.

Confira em primeira mão, os registros fotográficos dos melhores momentos.