COMEÇAM HOJE OS TRABALHOS PARA A ABERTURA DO OBELISCO DA PRAÇA JOÃO PESSOA E CRIAÇÃO DE CÁPSULA DO TEMPO

por Fabiana Agra Publicado em 29/08/2022 às 13:12

Existe uma oralidade na cidade de Picuí, contada há várias gerações, que no obelisco da Praça João Pessoa (inaugurado em 1922, no centenário da Independência) existe uma cápsula do tempo, e que a mesma deve ser aberta nas comemorações alusivas ao bicentenário da Independência.

Após reunião preliminar entre o prefeito Olivânio Remígio, Alexandre Dantas (arquiteto) e Fabiana Agra (pesquisadora e diretora de turismo e meio ambiente) decidiu-se pela abertura do Obelisco da Independência do Brasil. Para tanto, criou-se inicialmente uma comissão de pesquisa, que será responsável pelos trabalhos de estudo, abertura e salvaguarda do monumento e de eventuais objetos que sejam encontrados no seu interior. Além disso, a comissão tomará as providências necessárias para a criação de uma outra cápsula do tempo que será fechada em setembro de 2022, para ser aberta em 7 de setembro de 2122 (vide Portaria nº 196, publicada no Diário Oficial desta segunda, 29 de agosto).

Considerando que no próximo dia 7 de setembro de 2022 será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil, a portaria supra determina a abertura do obelisco no dia 17 de setembro de 2022, às 16 horas – tomando todas as medidas necessárias para a menor intervenção possível. Em seguida, outra cápsula do tempo será colocada no lugar, em formato de livro, contendo mensagens do presente, para os picuienses do futuro.

Ao falar sobre o evento, Fabiana Agra pontuou que: “acredito que a quase totalidade dos picuienses têm curiosidade emsaber se a história repassada de geração em geração, através da oralidade, é verídica, ou seja, se há mesmo alguma coisa no interior do obelisco. De qualquer forma, no dia 17 de setembro finalmente desvendaremos o mistério”.

Já o prefeito Olivânio Remígio ressaltou a importância do evento, “independente do que haja ou não no interior do obelisco, uma cápsula do tempo presente será depositada no monumento, em forma de mensagens, para os picuienses abrirem daqui a cem anos. Essa será a nossa contribuição, em forma de um livro escrito por todos nós, para o Picuí do futuro”, finalizou Olivânio.

A partir de amanhã, as redes sociais da Prefeitura de Picuí darão ampla divulgação para possibilitar que todos os interessados participem da criação da “Cápsula do Tempo 2022-2122.