CAPACITA PICUÍ: Curso para Suinocultores é realizado no município

Publicado em 08/11/2023 às 16:29

Nos dias 07 e 08 de novembro, os suinocultores do município participaram de uma capacitação que envolveu teoria e prática por meio da parceria entre a Prefeitura de Picuí, através da Secretaria de Agricultura, e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária – EMPAER. O curso faz parte também do Capacita Picuí, que tem objetivo de promover mão de obra qualificada nos mais diversos seguimentos comerciais.

Assim como os caprinos, os suínos representam uma das fontes de proteínas de alto valor nutritivo para o consumo humano, além do aumento da procura no mercado como um todo pelo sabor e qualidade da carne. Durante a capacitação, os suinocultores aprimoraram seus conhecimentos quanto as práticas de manejo sanitário, quantidade de animais por área, formulação de ração, uso de alimentos alternativos, reprodução, crescimento e engorda dos animais dentre outras práticas a serem adotadas pelos participantes.

Picuí tem um rebanho que abrange 1.600 suínos das mais variadas raças e com o crescimento da procura pela carne, a gestão municipal viu uma forma de alavancar a qualificação de quem já produz por meio da agricultura familiar, uma oportunidade necessária por ser mais uma vertente para o aquecimento da economia local.

O local escolhido para as aulas práticas foi na propriedade de Técio Oliveira, que já desenvolve a produção de carne suína de alta qualidade no município.

A parceria entre a prefeitura e a EMPAER só fortalece o envolvimento e interesse para que novos suinocultores possam aderir a procura pela produção da carne no município. O trabalho desenvolvido junto a eles promove uma troca de conhecimentos para quem já está na área e quem pretende começar.

A realização desses momentos é importante para que o produtor se mantenha atualizado com as melhores práticas da indústria e as regulamentações governamentais que regem a produção de carne suína na região. A capacitação constante é fundamental para o sucesso na produção de carne suína e para garantir a qualidade do produto final que chega até a mesa dos consumidores.