Nesta terça-feira (10/12), a campanha Dezembro Vermelho ganhou destaque em Picuí, com uma importante palestra sobre prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizada na UBS Antônio Hortins de Macedo, no Bairro São José. O evento foi promovido em uma parceria da UBS Antônio Hortins e profissionais de saúde e segurança do trabalho, com foco na conscientização e realização de testes rápidos.
Os palestrantes Vanuza Oliver, técnica em Segurança do Trabalho, João de Lima, enfermeiro e Abilene, enfermeira, conduziram o evento, abordando a importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e o combate ao estigma relacionado às ISTs.
A palestra destacou métodos de prevenção, como o uso de preservativos, a importância da testagem regular e o acesso a tratamentos.
João de Lima enfatizou: “Conhecer seu estado sorológico é um ato de cuidado consigo mesmo e com os outros. O teste rápido é simples e está disponível gratuitamente nas unidades de saúde.”
Vanuza Oliver chamou atenção para a necessidade de disseminar informações: “A desinformação ainda é um grande desafio. Campanhas como essa ajudam a esclarecer mitos e incentivar práticas seguras tanto aos trabalhadores como à população.”
Abilene Dias ressaltou a importância da realização dos testes rápidos: " Os testes realizados nas Unidades Básicas de Saúde podem determinar o futuro de um indivíduo".
Além da palestra, foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais e distribuição de preservativos. A ação atraiu moradores do bairro, que puderam participar dessa importante iniciativa.
A campanha, que acontece anualmente, é um marco na luta contra o HIV/AIDS e outras ISTs. Coordenada por diversas entidades de saúde, o Dezembro Vermelho busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Com atividades como a de hoje, Picuí reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, promovendo ações que salvam vidas e fortalecem a conscientização coletiva.