Notícia

Campanha de Conscientização no Combate à Dengue é Realizada em Picuí

Publicado em 16/12/2021 às 17:11

Nesta sexta-feira (17) a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de vigilância ambiental do município de Picuí, estará realizando um pit stop no centro da cidade, com o intuito de orientar a população no controle e combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças virais que são chamadas de arboviroses, como Dengue, Zika e Chikungunya.

A campanha 10 minutos contra o aedes visa consciemtiezar o cidadão, a se empenhar no combate ao mosquito, que causa tanto mal à saúde de todos.  

De acordo com Roberto Jales, Coordenador de Vigilância Ambiental no município, o maior índice de proliferação do mosquito está nas residências, em pequenos depósitos de água, como toneis, cisternas, garrafas, latas, potes etc. 

“Se o morador tirar dez minutos por semana para fazer uma ação de inspeção dentro de sua casa com certeza quebraremos o ciclo do aedes” – disse Roberto. 

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito, que a população deve realizar, pelo menos uma vez por semana:

>Verificar se a caixa d’água está bem tampada

>Deixar as lixeiras bem tampadas

>Colocar areia nos pratos de plantas

>Recolher e acondicionar o lixo do quintal

>Limpar as calhas

>Cobrir piscinas

>Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários

>Limpar a bandeja externa da geladeira

>Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação

>Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado

>Cobrir bem a cisterna

>Cobrir bem todos os reservatórios de água

>A limpeza não se restringe só às residências

É importante ficar atento também a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.

O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesse período. Mas atenção: o mosquito é oportunista e pode picar à noite também.