Campanha de combate a Hanseníase examinará 1500 alunos de Picuí

por Flávio Fernandes Publicado em 23/09/2015 às 11:18

Alunos de cinco escolas municipais de Picuí deverão ser examinados pela Campanha de Combate à Hanseníase, Verminose e Tracoma, que está sendo realizada no município. A meta da campanha é atender 1500 alunos. A campanha está sendo desenvolvida pela Vigilância Epidemiológica de Picuí em parceria com profissionais da Atenção Básica e da rede municipal de ensino. A mesma tem como objetivo a identificação precoce dos casos de hanseníase – através da busca ativa em alunos com sinais e sintomas sugestivos da doença – tratamento profilático de verminoses, diagnóstico e tratamento do tracoma. O público alvo são estudantes entre 5 e 14 anos de idade. Cerca de 1.500 alunos estão sendo examinados e recebendo o tratamento para verminoses. Os mesmos estão matriculados em cinco escolas municipais: EMEF Pedro Henriques da Costa, EMEF Ana Maria Gomes, EMEF João Belo Alves, EMEF Macário Zulmiro da Silva e EMEF Severino Ramos da Nóbrega. A ação conta com o apoio das Equipes de Saúde da Família Judite Oliveira (ESF I), Severina Farias (ESF II), Centro de Saúde (ESF V), José Marques (ESF VII) e Genário Xavier (ESF VIII). A 3ª Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose e Tracoma está sendo realizada em 58 municípios da Paraíba desde o mês de agosto e se estenderá até o dia 31 de outubro. 1.089 escolas estão sendo trabalhadas na campanha, sendo 143.903 alunos beneficiados. Em Picuí, a previsão é de que ao final da campanha 80% dos alunos sejam examinados e tenham recebido o tratamento para verminose.