Campanha Abril Verde Realiza Ações e Palestras Socioeducativas nas Unidades de Saúde do Município

por Kamylla Salusto Publicado em 07/04/2022 às 17:45

Dando sequência à programação oficial da Campanha Abril Verde, a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, por meio da Secretaria de Saúde, realizou com sucesso uma série de ações socioeducativas acerca da importância desta campanha.
Nesta semana, a Técnica em Segurança no Trabalho, María José, esteve dando prosseguimento a programação oficial da Campanha Abril Verde, em que o profissional de Educação Física, Evandro Carlos, do NASF realizou com sucesso uma palestra com atividades educativas nas Unidades de Saúde do bairro Pedro Salustino e Cenecista.
Para além destas ações, foi realizada na tarde de hoje (07), uma importante palestra com  a psicóloga Iara Bolconte, no Auditório Djailma de Lima Vasconcelos, para os servidores públicos que atuam nas secretarias de Agricultura e Infraestrutura. O secretário de Infraestrutura, Fernando Araújo, marcou presença na ocasião, contribuindo de forma significativa com o momento.
Vale ressaltar que estas ações fazem parte do movimento Abril Verdeque tem por objetivo conscientizar a sociedade acerca da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
No município de Picuí, foi sancionada a Lei 1.801 de 23 de abril de 2019, ficando instituída, a campanha de prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, denominada “ABRIL VERDE”, a ser comemorada anualmente durante o mês de Abril, com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
O símbolo da campanha é “um laço” na cor verde, que remete à cor da segurança e saúde. O ponto culminante do Abril Verde é no dia 28 de Abril que é o dia em Memória às vítimas de acidentes de trabalho.
Todos os anos, durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde, através vigilância em Saúde do Trabalhador, desenvolve diversas ações como: palestras, treinamentos, capacitações, ginástica laboral, rodas de conversa, entre outros, em alusão ao Abril Verde.