Benefício do Garantia Safra é Liberado para Agricultores Picuienses

por Kamylla Salusto Publicado em 18/03/2020 às 12:18

A Prefeitura Municipal de Picuí, através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, vem a público comunicar que, segundo a portaria lançada pelo Governo Federal, nesta última terça-feira (17), incluindo o município de Picuí no Benefício do Garantia Safra, referente a 2018/2019, que será liberado na folha de pagamento do mês de março para os agricultores picuienses.

O Garantia Safra tem como finalidade garantir a segurança alimentar de agricultores familiares sujeitos à perda de safra, por residirem em regiÕes sistematicamente com seca ou enchentes. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produtos em seus municípios igual ou superior a 50%. O Garantia Safra prever o repasse de R$850, divididos em cinco parcelas de R$170. Este benefício é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.

A partir deste mês, os agricultores e agricultoras inscritos(as) no Garantia Safra 2018/2019 irão receber o benefício. Cerca de 594 famílias que vivem da agricultura familiar estiveram regularmente inscritas no Garantia Safra se beneficiarão desse recurso.

Uma ressalva a ser cuidadosamente analisada, (re)vista e corrigida trata-se de que muitos agricultores que pagaram o boleto e que tiveram a inscrição realizada mas não vieram na folha. Aproximadamente 300 agricultores(as) não vieram na folha. Segundo o Secretário de Agricultura, Ranieri Ferreira, "isso pode ter ocorrido por algum detalhe como DAP bloqueada, problema de inconsistência no NIS, ou qualquer outra situação na qual que nós já estamos em contato com a coordenação estadual do Garantia Safra a fim de resolver , na medida em que for identificando cada um e cada uma que não vieram na lista" pontuou.

Ainda segundo o secretário Ranieri Ferreira, esta é mais uma grande conquista para os agricultores, para a secretaria de Agricultura e para a Prefeitura Municipal de Picuí que com bastante compromisso não tem medido esforços para contribuir de maneira significativa para que as famílias que vivem da agricultura possam receber tal benefício.

Para saber mais informações acerca dos agricultores(as) beneficiados, entre em contato com a Secretaria de Agricultura pelos seguintes telefones: (83) 3371-2373 / (83) 9857-3036.