Avaliação Diagnóstica do Integra Educação Paraíba é Aplicada nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 11/03/2022 às 09:45

Entre os dias 4 e 11 de março de 2022, foi realizada com sucesso a aplicação da avaliação diagnóstica de português e matemática com as turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Picuí. Essa avaliação terá como principal objetivo verificar se as habilidades referentes ao ano anterior em que o estudante esteve matriculado foram ou não consolidadas. Trata-se, portanto de uma avaliação realizada no início deste ano letivo, de modo a avaliar acerca dos conhecimentos dos alunos acerca dos conhecimentos prévios para além das habilidades intelectuais, fazendo uma abordagem diagnóstica acerca da aprendizagem dos alunos da Rede de Ensino de Picuí.

Participaram da Avaliação Diagnóstica Integra Educação Paraíba 2022 todos os alunos devidamente matriculados do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, por meio do Regime de Colaboração com a Coordenadora Municipal Laurileide Luciano veio prestando todo o apoio necessário, bem como as devidas orientações para o sucesso da aplicação das avaliações, de maneira a contemplar e avaliar todos os estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Essa é uma ação fruto das pactuação do Regime de Colaboração entre a Secretaria de Educação de Picuí e a Secretaria Estadual de Educação da Paraíba em prol da Educação Pública de qualidade, com a finalidade de melhorar consideravelmente o ensino e a aprendizagem em especial no processo de alfabetização de todos os estudantes que compõem o sistema municipal e estadual de ensino.

Vale ressaltar que a avaliação terá o código alfanumérico da habilidade avaliada naquela questão e contará com duas questões de cada uma das habilidades avaliadas; como resultado o/a estudante que acertar as duas questões, as quais as habilidades referem-se, apresentará como conceito Habilidade Adquirida (HA); o que acertar uma terá Habilidade Parcialmente Adquirida (HPA) e caso não haja acerto Habilidade não Adquirida (HNA). De posse desses resultados, os/as professores/as deverão criar estratégias para a superação dos déficits ou a ampliação dos saberes, segundo pontuaram as Diretrizes Operacionais do Integra Educação Paraíba.