Audiências Públicas do Plano Municipal de Saneamento Básico são Realizadas com Sucesso em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 16/09/2021 às 06:54

Nos dias 14 e 15 de setembro, e foram realizadas com sucesso no município de Picuí quatro  audiências públicas de forma presencial do Plano Municipal de Saneamento Básico, bem como também visitas técnicas aos pontos estratégicos que precisaram ser analisados nem todo o município. Nas ocasiões puderam estar presentes, o Prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, os secretários(as) municipais, engenheiros técnicos da Prefeitura, agentes de saúde, CVAMS e agentes de endemias, os vereadores do município e lideranças populares, para além das equipes técnicas da UFCG e FUNASA.
As audiências aconteceram no Auditório da Prefeitura de Picuí, na comunidade rural Pedreiras, no Distrito de Serra dos Brandões e no Distrito de Santa Luzia. Estas localidades abrangem as regiões circunvizinhas da zona rural do município de Picuí, visto que a população que reside nestas localidades e ou em suas proximidades tiveram a oportunidade de participar presencialmente, assim como também autoridades locais e representações populares.
Nada audiências, foi elaborado um Diagnóstico Técnico Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Picuí, a partir da realidade vivenciada pela população local que relatou às equipes, acerca das reais necessidades locais.
Devido à pandemia e seguindo os protocolos de segurança sanitária foi  controlada a entrada de pessoas, mantendo o uso constante da máscara de proteção individual, bem como fazendo o uso de álcool a 70% e as equipes de apoio estiveram no local aferindo a temperatura dos picuienses que se fizeram presentes nas audiências.
Vale ressaltar que estas importantes  audiências públicas de Diagnóstico do município acerca do Plano de Saneamento Básico são uma realização da FUNASA, do Ministério da Saúde, do SUS, do Governo Federal em parceria com a UFCG e com o apoio da Prefeitura Municipal de Picuí.