Alunos da Rede Municipal de Ensino Conquistam 67 Medalhas na OBA 2021

por Kamylla Salusto Publicado em 06/08/2021 às 07:53

Em virtude da pandemia de COVID-19, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2021 aconteceu de forma virtual. Os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram, e responderam 10 questões de múltipla escolha, sendo 7 referentes à Astronomia e 3 de Astronáutica.

De acordo com informações da Secretaria de Educação,Cultura e Desporto, foram conquistadas 19 medalhas de ouro, 27 de prata e 21 de bronze, por alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Segundo Fátima Cândido, gestora da escola EMEF Ana Maria Gomes que conquistou 29 medalhas, no total, “o desempenho dos educandos é fruto do trabalho desenvolvido com dedicação e esforço que são investidos diariamente na aprendizagem significativa dos nossos alunos”.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Confira, a seguir, os resultados obtidos no município de Picuí:

ESCOLA

27

21

67

Vale ressaltar que o Nível 2, é destinado aos alunos regularmente matriculados do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental; e o Nível 3 foi destinado aos alunos regularmente matriculados entre o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Guia Lucena, trata-se de uma importante conquista para a Educação picuiense, em reconhecimento ao trabalho eficiente desenvolvido pelos professores e pelas equipes das Unidades Escolares que, por sua vez, puderam contribuir significativamente para o desempenho dos alunos que foram reconhecidos com a premiação da OBA.

Ainda segundo a secretária Guia Lucena, “ Os resultados da OBA superaram as nossas expectativas, considerando que estarmos com as Aulas Remotas há mais de  um ano e os nossos alunos continuam se destacando nos indicadores das avaliações em larga escala. Parabéns a todos nossos(as) alunos (as)  medalhistas, professores, escolas e pais de alunos que abraçaram conosco a luta por uma educação de qualidade para todos.” Pontuou Guia.

Vale ressaltar que os professores e as equipes escolares tiveram fundamental importância no desempenho dos alunos, visto que estiveram, juntos, construindo novas possibilidades e conhecimentos acerca dos conteúdos programáticos da OBA, para além do que já vem sendo estudado e pautado nas aulas, que neste ano, estão acontecendo virtualmente.