Agência Transfusional de Picuí Realiza com Sucesso Dia D de Doação de Sangue

por Kamylla Salusto Publicado em 24/04/2023 às 09:35

Na última quinta-feira (20), o Hemocentro da Paraíba e a Agência Transfusional de Picuí realizaram o Dia D de Doação de Sangue, numa coleta externa. Ao todo, compareceram 174 doadores voluntários, resultando em 137 doações de sangue, além de 30 cadastros novos de doadores de medula óssea, segundo informações fornecidas pela Diretora da Agência, Raquel Farias.

Na oportunidade, o diretor do Hospital Regional de Picuí, Dr. Edjarde Arcoverde, e a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Dra. Shirlene Gadelha, estiveram participando ativamente do Dia D de doação de Sangue no município, destacando a importância da conscientização da população para realizar este ato de solidariedade, salvando vidas.

Para a reportagem do Link Ao Vivo pro Jornal Municipal, a diretora da Agência Transfusional de Picuí, Raquel Farias, "esta campanha superou as nossas expectativas, de maneira que a nossa meta estabelecida de 100 bolsas foi batida com sucesso e passamos a contar com diversas parcerias para organização e mobilização de doadores de sangue no município e na região do Curimataú e Seridó Paraibano", destacou a diretora Raquel.

Segundo a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Dra. Shirlene Gadelha, "trata-se de um momento importante de conscientização e adesão esta causa do Dia D de Doação de Sangue em que com esta coleta externa em Picuí, realizaremos novas campanhas todo o mês, na Agência Transfusional de Picuí", afirmou a diretora geral do Hemocentro.

O Diretor do Hospital Regional de Picuí, Dr. Edjarde Arcoverde, colaborou com o momento, fez a sua doação de sangue, e pontuou que "essa ação de coleta externa na Agência Transfusional de Picuí tem contribuído significativamente, atendendo as demandas e necessidades do Hospital Regional e que é de suma importância a conscientização da população em fazer a adesão às campanhas de doação de sangue, salvando vidas", finalizou Dr. Edjarde.

A campanha do Dia D de Doação de Sangue foi divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Picuí, e nas redes sociais da Agência Transfusional, do Hospital Regional de Picuí, do IFPB, da Escola Estadual Professor Lordão e da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizando a população de toda a região, contando com a participação de pessoas de 12 municípios do Curimataú e Seridó Paraibano.

Vale ressaltar que as coletas externas passarão a ser realizadas mensalmente na Agência Transfusional de Picuí, como enfatizou a diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Dra. Shirlene Gadelha e que é de extrema importância a colaboração de todos nesta corrente do bem. A Prefeitura Municipal de Picuí, por meio da Secretaria de Saúde, apoia essa ação e enfatiza a relevância das campanhas de doação de sangue em prol da vida.