Notícia

Adolescente picuiense participa de conferência em Brasília

por Asscom/PMP Publicado em 13/08/2023 às 10:59

 

Adolescente picuiense participa de conferência em Brasília

 

A picuiense Maria Isabel Santos Liberato – adolescente integrante do NUCA-Picuí e da Rede Reimaginando Futuros do Unicef, representou Picuí e a Paraíba no último dia 4 de agosto, da conferência "O fim do trabalho infantil como imperativo da democracia e da justiça social", na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. A conferência foi realizada pela Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (COORDINFÂNCIA), e pelo Ministério Público do Trabalho.

 

Isabel conta como se deu o passo-a-passo até chegar a Brasília: “de início houve uma eleição dentro da ‘Rede Reimaginando Futuros’, onde quem tivesse interesse lançava a candidatura; para tanto, escrevemos um texto sobre trabalho infantil e logo após houve a eleição, onde foi escolhida uma pessoa da RRF e outra do Conselho Jovem. Dessa forma, foram escolhidos Victor e eu, representando os adolescentes de todo o Brasil”. Sobre o evento em si, Isabel explicou que “chegamos a Brasília no dia 3 e partimos para a pesquisa e debates, para alinharmos nossos textos; no dia seguinte, participamos ativamente da conferência e, para mim se fez de extrema importância,a por poder não só representar a vários, como também mostrar nossas lutas, falas e etc.”  E continuou: “tive uma fala sobre o trabalho infantil, onde trouxe falei de várias problemáticas e também sobre a desinformação entre nós, muitas vezes muitas vezes sobre os nossos direitos básicos, além das várias negligências causadas em crianças e adolescentes que passam por esse ciclo”, finalizou Isabel, que é uma adolescente negra, oriunda do Quilombo Serra de Abreu (território pertencente aos municípios de Picuí e Nova Palmeira), e estuda o 9º ano na EMEF Ana Maria Gomes.

 

A conferência contou com a presença de Kailash Satyarthi, Prêmio Nobel da Paz, que desde 1980, combate o trabalho e a escravidão infantil. Ele é fundador do Movimento "Salve a infância", que já resgatou mais de 85 mil crianças na Índia. Na abertura dos trabalhos, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, disse que a presença de Kailash "é a personificação da importância do combate ao trabalho infantil e ao trabalho análogo ao de escravo para o rompimento da perpetuação do ciclo da pobreza e da desigualdade social". Já o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes, destacou que Kailash é a "pessoa capaz de alimentar esse fogo de cidadania, de compaixão e de determinação para lutar pelo que verdadeiramente importa".



Fabiana Agra, atual articuladora do Selo Unicef em Picuí, ressalta a importância da ida de Isabel a Brasília: "mais uma vez,  temos os adolescentes de Picuí sendo protagonistas não só na Paraíba, mas representando todo o Brasil; e com Isabel, temos uma carga de significados muito positiva, por tratar-se de uma adolescente negra, da zona rural, de um quilombo. Isso é de uma simbologia tamanha, é de uma força tamanha. Esse protagonismo mais uma vez foi viabilizado pelo Governo da Participação, porque é sempre bom lembrar que nós temos um gestor que não mede esforços para ver os protagonismos saídos do povo, e é muito gratificante ver o resultado desse trabalho da gestão em tão pouco tempo.  Isabel é uma grande promessa para a nossa região, por ser uma adolescente que traz em si um pensamento já solidificado do que é e, principalmente, do que quer ser", finalizou a articuladora.

 

 

Fontes: Estadão / MPT / SINPRO-DF

 

 

 








Galeria de fotos