Adolescente do NUCA de Picuí participa de Encontro Nacional “Reimaginando Futuros”, em Brasília

por Fabiana Agra Publicado em 21/04/2023 às 12:35

A adolescente Maria Isabel Santos Liberato, 14 anos, participante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), do município de Picuí, participou de 16 a 18 de abril, do Encontro Nacional de Redes de Adolescentes e Conselho Jovem do UNICEF – REIMAGINADO O FUTURO, em Brasília.

Participaram do encontro os adolescentes e jovens integrantes do Conselho Jovem do UNICEF, NUCAS, Agenda Cidade, Redes de Adolescentes Indígenas; Redes de Adolescentes Negros; Redes de Adolescentes Quilombolas; Redes de Adolescentes LGBTQIA+; Redes de Meninas; Adolescentes Migrantes; e Jovens com deficiência.

O evento teve como objetivos:  fortalecer as redes de adolescentes a nível nacional e qualificar a participação cidadã dos participantes; sugerir temas prioritários para a área de adolescentes no próximo ciclo programático no Brasil, com especial atenção às ações de incidência política no nível municipal, estadual e federal; oferecer treinamento em temas relevantes, indicados pelos adolescentes do Conselho Jovem em diálogo com o UNICEF; construir uma agenda de temas a serem trabalhados a nível municipal, estadual e federal ao longo do ano; compartilhar experiências da mobilização e participação cidadã adolescente no Brasil.

Dentro da programação do encontro, a Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) promoveu na terça-feira (18) uma audiência pública com o tema "O futuro dos jovens e adolescentes no Brasil”. A reunião — que aconteceu a pedido do presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS) — contou com a presença de cerca de 50 jovens de várias partes do país. A audiência teve cinco temas apresentados: “Garantia de participação da criança, adolescente e jovem”; “Racismo ambiental e estrutural”; “Educação”; “Saúde e bem estar”; e “Discussão de gênero”.

Durante a audiência, cinco jovens usaram a palavra para expor suas ideias e apresentar o que foi debatido no encontro da Unicef. Eles defenderam maior participação dos jovens nas decisões políticas, o combate ao racismo, a proteção do meio ambiente, maior acesso a saúde e educação de qualidade e respeito às minorias, entre outras questões. Maria Isabel, ativista quilombola picuiense, relatou as dificuldades que as pessoas que moram nas periferias enfrentam para ter acesso à saúde — tanto física quanto mental — e ao bem estar. Ela também alertou para os riscos da fome.

O “Encontro Reimaginando Futuros” teve dois representantes da Paraíba – ambos de Picuí: a participante do Nuca-Picuí, Maria Isabel e o integrante do Conselho de Jovens e Adolescentes do UNICEF, Gustavo Guedes. Procurado pela redação, o prefeito Olivânio Remígio pontuou que, desde o início da sua primeira gestão, sempre fez questão em apoiar o protagonismo da juventude picuiense e a incentivar a participação dos jovens em eventos Brasil afora: “a nossa preocupação sempre foi possibilitar o protagonismo efetivo a quem de direito, porque a gente sabe que muitos jovens não têm oportunidade de serem ouvidos! Aqui em Picuí, além de serem ouvidos, a gestão possibilita que eles ocupem, de fato, todos os espaços possíveis e possam fazer ecoar seus pensamentos”, completou o prefeito Olivânio.

Fontes: Selo Unicef e Agência Senado

Imagens: Agência Senado e Gustavo Guedes