ABRIL VERDE: Conheça a Lei Municipal sancionada em 2019 e o que ela representa para os servidores públicos

por Janderye Macedo/Vanusa Oliver Publicado em 23/04/2024 às 10:08

O Abril Verde é um movimento que tem o objetivo conscientizar a sociedade acerca da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O ponto culminante do Abril verde é no dia 28 de Abril que é o dia em Memória ás Vítimas de Acidentes de Trabalho e o símbolo da campanha é “um laço” na cor verde, que remete à cor da segurança e saúde.

As ações do Abril verde no município de Picuí- PB são realizadas desde o ano 2016. Com este ano, são nove edições realizadas e em 2024 o tema é "Adoecimento também é acidente de trabalho".

No ano de 2019 foi sancionada a Lei Municipal 1.801 de 23 de abril de 2019, ficando instituída a campanha de prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, denominada “ABRIL VERDE”, a ser trabalhada anualmente durante o mês de Abril, pela Vigilância em Saúde do Trabalhador e equipes de saúde, com o objetivo de sensibilizar os servidores, gestão e população quanto à importância da prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

As atividades são realizadas em forma de palestras, treinamentos, rodas de conversa, distribuição de material didático, ginástica laboral, movimentos nas redes sociais, rádio, entre outros.