Abertura Oficial da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 é Realizada com Sucesso

por Kamylla Salusto Publicado em 20/01/2021 às 11:33

Na manhã de hoje (20), aconteceu a abertura oficial da campanha de vacinação contra a COVID-19, no município de Picuí. A cerimônia contou com a participação do Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, do Vice Prefeito, Lucas Marques, da Secretária de Saúde, Janaína Almeida, e dos profissionais de saúde que foram contemplados com as primeiras doses da vacina.

O evento foi realizado de forma online, por meio de uma live institucional, e as 225 doses da Coronavac (vacina contra à covid-19) foram aplicadas nos profissionais de saúde, em plena atuação no município, visto que trata-se do público prioritário do Plano Nacional de Imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde, neste momento.

A primeira pessoa vacinada do município foi o médico Sebastião Tiburcio em que, com 49 anos de atuação e dedicação na medicina, especialmente na obstetrícia, fez muito em prol da população picuiense, e que mesmo estando no grupo de risco, continuou exercendo seu trabalho no Hospital Regional de Picuí (até setembro de 2020) e, logo após, no Centro de Especialidades. A segunda pessoa que recebeu a vacina foi a médica da atenção básica municipal, Hilda Moreira Marques, que durante sua trajetória profissional, pela medicina, contribuiu de forma significativa para a saúde de Picuí. A enfermeira Hellen Morais, que trabalha no Centro Municipal de Testagem (CEMUT) para identificação de casos de COVID-19 foi a terceira pessoa do município a tomar a vacina, representando todos os profissionais de saúde que atuam na testagem dos pacientes picuienses com suspeita do coronavírus. A quarta profissional da saúde de Picuí a tomar a dose da vacina foi Ana Maria Dantas, Técnica de Enfermagem, representando os profissionais do Hospital Regional de Picuí.

O Prefeito Constitucional de Picuí, Olivânio Remígio, destaca a extrema importância que a campanha de vacinação contra a COVID-19 tem para os picuienses, em que trata-se de um momento histórico no combate a esta doença que tem ocasionado 9 óbitos no município. O Prefeito afirma também que os cuidados, após a vacinação, com o uso da máscara, do distanciamento e isolamento social, bem como a higienização constante das mãos, devem ser mantidos.

A Secretária de Saúde, Janaína Almeida, pontuou a relevância desta campanha no município e que a população deve ser conscientizada acerca da eficiência e eficácia da vacina contra a COVID-19. Para além disso, a secretária prestou uma homenagem aos familiares das vítimas da pandemia e que a vacina representa a esperança de dias melhores para todos. Por fim, Janaína destacou que os cuidados e recomendações estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde devem ser mantidos, pelo bem de todos e todas.

A polícia Militar da Paraíba também marcou presença no evento, dando todo o apoio necessário e garantindo uma maior segurança para todos os presentes na cerimônia.