A campanha Laço Branco foi lançada no programa Café com Prefeito desta segunda, 6 de dezembro

por Tayana Macedo Publicado em 07/12/2021 às 12:39

No dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as Mulheres, 6 de dezembro, cujo objetivo é sensibilizar, envolver e engajar os homens na luta pela equidade de direitos, entre homens e mulheres o programa Café com o Prefeito trouxe ao conhecimento público a temática voltada para a causa, em prol da vida das mulheres.
O prefeito Olivânio Remígio conduziu o programa, que contou com as participações do procurador jurídico do município, Joagny Augusto, e do psicólogo Daniel Macedo.
Logo na abertura, o prefeito falou sobre a importância dos pilares da campanha: sensibilizar, envolver e engajar. E que a discussão desse tema é importante para nortear a gestão, os programas, campanhas. “É muito importante a Campanha laço branco ser discutida pelos homens. Tivemos esse ano em Picuí um caso de feminicídio, por isso temos que tratar essa temática, pois um governo justo busca a equidade de direitos na sociedade”, disse Olivânio.
O procurador Joagny Augusto fez uma reflexão acerca do marco jurídico, a Constituição Cidadã de 1988, no tangente a igualdade de gêneros. Em sua fala, o procurador frisou que a violência física é que mais causa impacto, porque ela é visível. No entanto, tão grave quanto a física são as violências moral, psicológica, patrimonial. “A violência contra a mulher não é só vista em casa ou nas casas de um familiar ou vizinho, ela é muito mais ampla. A violência contra a mulher está no ambiente trabalho, no meio social”, completou o procurador.
Já o psicólogo Daniel Macedo fez um alerta acerca do ego do violentador que é sempre muito arrogante, por entender que tem uma posição de importância. Por isso a sensibilização da campanha se dá para uma nova reeducação cultural. “Se não houver transformação de consciência, infelizmente a violência seja ela física, psicológica, patrimonial, sexual, e a pior delas a violência cultural, permanecerá na sociedade”, disse o psicólogo. Daniel enfatizou que Picuí sai a frente de vários municípios por dispor de dispositivos, equipamentos públicos e profissionais capacitados para acolher e orientar a mulher violentada.
O prefeito encerrou o programa falando sobre a rede de enfrentamento a violência contra a mulher e que Picuí dispõe desse importante trabalho, em prol da garantia de direitos das mulheres e na luta e enfrentamento à violência contra a mulher.
A campanha Laço Branco surgiu no Canadá e desde 2007 a data é comemorada no Brasil, graças a Lei 11.489/07.
Para conferir, na íntegra o programa Café com o Prefeito, do dia 6 de dezembro de 2021, clique aqui.