7° Percurso Formativo da Assistência Social é Realizado em Picuí

por Kamylla Salusto Publicado em 13/02/2023 às 11:04

Entre os dias 7 e 10 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Picuí - Governo da Participação II, através da Secretaria de Assistência Social, realizou o  Percurso Formativo voltado para os profissionais que atuam no Sistema Único da Assistência Social (SUAS) do município.

Tendo como objetivo alinhar as informações acerca da organização da assistência social e o funcionamento dos serviços, programas e projetos, a secretaria de Assistência Social promoveu para os profissionais que atuam nos projetos, programas e serviços oficinas de planejamento das atividades para o ano de 2023, bem como também realizou palestras e momentos de construção do conhecimento e de compartilhamento de experiências entre as equipes técnicas.

No primeiro dia do percurso formativo, após a abertura oficial, a assistente social Jucilene Barbosa realizou uma palestra sobre "O SUAS que temos: a organização da rede socioassistencial no município de Picuí". Um momento relevante de construção do conhecimento aliado ao compartilhamento de experiências adquiridas na Secretaria Municipal de Assistência Social.

No dia 8 de fevereiro, a temática abordada no percurso foi acerca da segurança psicológica no ambiente de trabalho, com a psicóloga Marília Cavalcante. No período da tarde, os técnicos do SUAS participaram de um momento junto à coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Rejane Miranda, sobre o uso dos sistemas.

No dia 9 de fevereiro, foi realizada uma importante oficina sobre a temática: "Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: planejando acompanhamento e metodologias de trabalhos". Como facilitadoras, a oficina contou com as profissionais Anastácia Kelly Lima Medeiros e Ligia Mariane Costa Soares de Medeiros, tendo como público-alvo os orientadores, técnicos de referência do SCFV e oficineiros. Além da oficina, também foi promovida uma roda de conversa com a temática "Materializando referência entre serviços e projetos", com a facilitadora Rejane Miranda – assistente social /coordenadora da Vigilância Socioassistencial, junto aos técnicos de referência de CRAS, CREAS e projetos socioassistenciais. Neste dia, os profissionais do SUAS foram contemplados com cadernetas para anotações e planejamentos para 2023.

No dia 10 de fevereiro, último dia do percurso, as equipes técnicas responsáveis pelos projetos, programas e serviços estiveram realizando todo o planejamento e compartilhamento de saberes, a partir do que foi pautado durante a semana, com o percurso formativo, de maneira a otimizar o trabalho desenvolvido pela efetivação da política pública socioassistencial, em que estas equipes estiveram participando de palestras, oficinas e outros momentos formativos, contribuindo com o alinhamento dos saberes dos trabalhadores acerca da organização do SUAS no município, além de oficinas de planejamento para o atendimento dos usuários nos serviços, programas e projetos ofertados em 2023.