28 de junho - Dia do Orgulho LGBT

Publicado em 28/06/2021 às 12:33

A Prefeitura Municipal de Picuí vem a público, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres prestar sua homenagem e respeito à comunidade LGBT do município neste dia 28 de junho que é importante na luta pela causa e por equidade de direitos.
28 de junho, o Dia do Orgulho LGBT, relembra rebelião de Stonewall (EUA) –  marco da luta contra a opressão por orientação sexual e identidade de gênero.
Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall. Stonewall era, e ainda é, um bar frequentado por LGBTs que sofria repetidas batidas policiais, sem justificativas, em ações de bastante truculência e preconceito da polícia contra os frequentadores. Aquela noite foi somente o estopim desse processo de opressão policial contra LGBTs. Os frequentadores se revoltaram contra a polícia e os enfrentamentos que seguiram duraram três dias, tornaram-se um marco na luta pela igualdade de direitos de LGBTs.
Um mês após a revolta, foi feita a 1ª Parada do Orgulho Gay, em que a comunidade LGBT marchou pelas ruas da Nova Iorque, demonstrando que não estaria mais disposta a manter-se debaixo dessa opressão e, sim, exigiria os mesmos direitos de toda a população. Desde então, esta data é celebrada por meio de paradas e outros eventos culturais, numa expressão de orgulho - e não de vergonha - de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT.