Notícia

17 de abril: Dia Internacional da Luta dos Trabalhadores do Campo

por Kamylla Salusto Publicado em 17/04/2020 às 08:50

O dia 17 de abril é emblemático para aqueles que lutam pela reforma agrária. Na mesma data, em 1966, 21 trabalhadores rurais sem terra foram mortos pela Polícia Militar em Eldorados do Carajás, no Pará. Morreram lutando pela justa distribuição de terras, pelo combate a pobreza e contra o agronegócio.


Neste dia internacional de luta dos trabalhadores do campo, a Prefeitura de Picuí - Governo da Participação, através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, se solidariza com o movimento que une camponeses, pequenos e médios agricultores, sem-terra, mulheres agricultoras, povos indígenas, migrantes e trabalhadores agrícolas não só no município mas também em todo mundo que atua na perspectiva de defesa da agroecologia local, da soberania alimentar e do direito ao território como fundamento da justiça social e da dignidade.


Para o Secretário de Agricultura,Turismo e Meio Ambiente, Robinson Santos, trata-se de um momento importante que representa bastante as lutas camponesas pela justiça social, pela agricultura familiar agroecológica e pela garantia de direitos, em que se faz necessário refletir acerca e promover significativas melhorias para as famílias agricultoras, dando-lhes dignidade. Ainda acrescentou "nosso sentimento de reconhecimento e gratidão por todas as lutas enfrentadas no dia-a-dia. Lutas pelo acesso a água, acesso a terra e aos seu direitos com um todo. Parabéns a mulher e ao homem do campo, sobre tudo pela sua resistência em produzir para todos nós."