ESF 8 promove reunião com grupo de obesos na comunidade
por Janderye Macedo
Publicado em
25/04/2018 às
09:16
1225 Visualizações
A comunidade assistida pela unidade de saúde da família oito, localizada no bairro Pedro Salustino, participou de uma reunião voltada para o grupo de obesos formado pela equipe e que tem objetivo de auxiliar na reeducação alimentar das pessoas.
O evento contou com a participação da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) com nutricionista, educador físico, psicóloga e assistente social. O trabalho desenvolvido para pessoas obesas ou acima do peso na comunidade melhora a qualidade de vida, funções no organismo e interação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem parte do grupo.
O trabalho foi iniciado em 2017 e está sendo extensivo a outras unidades no município. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A prevalência da doença passou de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016.
O crescimento da obesidade também pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão. As doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida e podem matar. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. O de hipertensão, no mesmo período, saiu de 22,5% para 25,7%. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres.
Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.