Secretaria de Saúde realiza Campanha de Conscientização e Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo 2023

por Kamylla Salusto Publicado em 10/02/2023 às 14:33

Durante o mês de janeiro do corrente ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou várias ações de combate ao trabalho escravo contemporâneo, ministrando diversas palestras, reuniões, rodas de conversas e visitas domiciliares. Houve distribuição de brindes, doados pelo Ministério Público do Trabalho de Campina Grande - MPT/CG e folders e de material digital, produzidos pela Secretaria de Saúde.

As atividades aconteceram em alusão ao dia 28 de janeiro - Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e foram coordenadas pela Vigilância em Saúde do Trabalhador, em parceria com as Equipes de saúde da Atenção Básica e Secretaria Municipal de Agricultura, tendo como público alvo, trabalhadores rurais e usuários do SUS.

A culminância da campanha foi um evento realizado no Distrito de Santa Luzia, no qual teve como palestrante a Técnica em Saúde do Trabalhador, Maria José de Oliveira, que palestrou para trabalhadores rurais da comunidade. O referido evento também contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura, Ranieri Ferreira.

A Campanha de Conscientização e Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo foi uma recomendação da Procuradoria do Trabalho do Município de Campina Grande, MPT- CGaos municípios, sob a coordenação de Marcela de Almeida Maia Asfóra.

O município de Picuí dispõe de um Plano Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Escravo com ações para o triênio (2022-2025), desenvolvido pelas equipes municipais das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o qual preconiza ações de conscientização da Prefeitura Municipal junto à comunidade.