Secretaria de educação promove reunião sobre parentalidade atípica voltado para o AEE do município

por Janderye Macedo Publicado em 10/08/2023 às 09:07

Uma pergunta simples, mas com um significado enorme: o que quer dizer parentalidade atípica? Foi com esse viés que aconteceu na noite desta quarta-feira (09) uma reunião formativa promovida pela coordenação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Picuí.

A parentalidade atípica diz respeito aos pais cujo os filhos tem um desenvolvimento que foge do esperado, ou seja, do que hoje é considerado ‘normal’ para a sociedade como o caso de deficiências físicas ou mentais. Muito se fala hoje em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) entre outros, porém o evento realizado na noite de ontem trouxe aos pais a discussão de como lhe dar com essa realidade da forma mais abrangente possível. “Tudo deve ser envolvido com muito amor e compreensão”, destacou Christiane Dantas, que é psicóloga educacional do Sistema Municipal de Ensino em Picuí.

“Sentimos essa necessidade de estar levando essas informações aos pais e aos profissionais incluídos na educação inclusiva do município sobre a importância de lhe dar com essas crianças e as pessoas que apresentam uma necessidade a mais”, enfatizou Geana Souza, coordenadora do Atendimento Educacional Especializado do Sistema Municipal de Ensino.

Outro projeto desenvolvido para esse público em específico é o “Crianças Especiais, Famílias Especiais” em que palestras e encontros são promovidos para a convivência, cuidados e desafios existentes no cotidiano das famílias que tem seus filhos inseridos na rede municipal e que precisam de atendimento aprimorado para eles.

Assista: